Vista aérea parcial de Campinas/foto: Carlos Bassan
Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo
Iniciativa distribuirá R$ 50 mil entre diferentes categorias e reconhece trabalhos que abordam o Desenvolvimento Territorial em Campinas e Região Metropolitana
As inscrições para o Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo foram prorrogadas. Jornalistas, comunicadores, estudantes universitários e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) da Região Metropolitana de Campinas (RMC) agora têm até o dia 3 de novembro para inscrever gratuitamente seus trabalhos no site www.feac.org.br/premiofea
Com o tema “Desenvolvimento Territorial – Integrando Esforços para Alavancar Transformações Duradouras”, o prêmio busca reconhecer reportagens e conteúdos que evidenciem como ações articuladas em diferentes territórios podem gerar bem-estar social, inclusão e qualidade de vida de forma sustentável.
Segundo Renato Nahas, presidente do Conselho Curador da Fundação FEAC, a edição marca um momento especial. “Chegamos ao jubileu de prata do Prêmio, reafirmando nosso compromisso em valorizar a comunicação como ferramenta de transformação social. Queremos inspirar profissionais e estudantes a contarem histórias que não apenas informem, mas também provoquem mudanças reais nos territórios”, afirma.
A gerente de Comunicação e Marketing da Fundação FEAC, Claudia Dias, reforça que o tema está diretamente conectado à atuação da instituição. “A FEAC tem investido fortemente em iniciativas que fortalecem comunidades vulneráveis de Campinas. Queremos que o jornalismo contribua com esse movimento, dando visibilidade a soluções sociais e à potência das pessoas que vivem nesses territórios”, diz.
Nesta edição, serão distribuídos R$ 50 mil em prêmios entre seis categorias da modalidade Jornalista (Fotojornalismo, Impresso, Online, Rádio, Televisão e Cinegrafista) e três modalidades adicionais: Profissional de Comunicação, Universitária e Social (voltada a OSCs e beneficiários de projetos sociais).
Os trabalhos precisam ter sido veiculados ou publicados entre 1º de janeiro e 3 de novembro de 2025 e devem abordar ações realizadas em Campinas ou na Região Metropolitana ou, se em outras regiões do país, é necessário comprovar audiência em Campinas. O regulamento completo está disponível no site do prêmio.
O diretor executivo da Fundação FEAC, José Roberto Dalbem, destaca que a prorrogação busca ampliar a participação. “O Prêmio FEAC de Jornalismo reconhece o olhar atento e comprometido daqueles que contam histórias de transformação. É uma forma de reafirmar nosso propósito: fortalecer comunidades e promover uma mudança que seja coletiva e duradoura”.
A divulgação dos finalistas está prevista para 20 de novembro e a cerimônia de premiação deve ocorrer no dia 10 de dezembro.
Serviço
25ª edição do Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo
Inscrições: até 3 de novembro
Divulgação dos finalistas: até 20 de novembro de 2025
Premiação: prevista para 10 de dezembro de 2025
Mais informações e regulamento: www.feac.org.br/


