Jornal de Campinas

Encerramento do EmPodera! promove atividades culturais on-line e gratuitas

EmPodera Mostra Virtual de Contação de Histórias em Vídeo e Sarau da Dalva On-line serão realizados entre sexta (26/11) e sábado (27/11) pelo YouTube. Edição 2021 foi dedicada à Literatura Feminina.

“Quem conta um conto aumenta um ponto!” Não é bem assim? Sim! Influenciada, então, por esse antigo dito popular, a terceira edição do Projeto EmPodera! – Literatura Feminina chega ao seu ponto final com a realização de duas atividades gratuitas: Mostra Virtual de Contação de Histórias em Vídeo e edição on-line do Sarau da Dalva.

Exibida na próxima sexta-feira (26/11), a partir das 16h, por meio do Canal do Instituto Ideia Coletiva no YouTube, a Mostra Virtual de Contação de Histórias será composta de cinco vídeos com histórias bem contadas: Marcela, Márcia e LauraPrincesa BegôniaVirgíniaIrene e Vanessa, Thaís e Mitze. Todas elas, por sinal, frutos de relatos, textos e conversas que aconteceram durante a oficina on-line Prosa, afeto e literatura feminina, desenvolvida pelo projeto, entre maio e junho, com mulheres da Região Metropolitana de Campinas.

“Cada vídeo passa por um assunto e tem um estilo que dialoga mais diretamente com diferentes públicos. Princesa Begônia, por exemplo, pode ser visto por crianças, jovens e adultos, já a produção Marcela, Márcia e Laura traz assuntos mais fortes e difíceis, e, mesmo sendo tratados de forma cuidadosa e delicada, a história é indicada para adultas”, destaca Kora Prince, coordenadora e arte-educadora do projeto.

Em Princesa Begônia, a protagonista, uma palhaça espevitada e serelepe, resolve se enveredar pelo universo da contação de histórias para recriar, ao seu sabor, famosos contos de fadas. “No maior estilo Youtuber, Begônia põe em xeque as histórias criadas sobre as princesas, mostrando, de forma divertida e engraçada, que toda mulher pode ser tudo o que ela quiser e, acima de tudo, a protagonista da sua própria história”, conta Fernanda Jannuzzelli, arte-educadora e atriz, intérprete da Palhaça Begônia.

Organizado em parceria com o Coletivo Encruzilhada Estrela Dalva, a edição on-line do Sarau da Dalva acontece no sábado (27/11), às 16h, pelo Canal do coletivo no YouTube. Para a versão do Empodera!, o evento conta com a participação de três escritoras moradoras de Campinas: Josiane Giacomini, Fabíola Rodrigues e Gabriella Zanardi, sob a mediação de Maraisa Raquel da Silva e Isadora Fernanda da Silva, integrantes do coletivo. Na pauta do dia, uma tríade de assuntos bem pertinentes: publicações, mulheres e literatura.

ProAC

Contemplado pelo ProAC Editais (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo), o projeto tem a realização do Instituto Ideia Coletiva, com apoio da Educom.Arte.

Equipe do projeto

Coordenadora: Kora Prince

Oficinas: Izabel Magnani, Fernanda Jannuzzelli, Guga Cacilhas e Kora Prince

Criação e produção – contação de histórias: Fernanda Jannuzzelli e Guga Cacilhas

Fotografia e edição – contação de histórias: Nandê Caetano

Assistente de produção: Roberto Limberger

Designer: Cintia Antunes

Parcerias: Sarau da Dalva, Rafa Carvalho, Gabi Perissinoto, Tiago Gonçalves e Ana Luísa de Oliveira, Alexandre Fritzen da Rocha, Amanda Ballarin, Arturo Cussen.

SAIBA MAIS

Mostra Virtual de Contação de Histórias em Vídeo

Quando: Sexta-feira (26/11), a partir das 16h

Onde: Canal do Ideia Coletiva no YouTube (www.youtube.com/c/IdeiaColetivaCultura)

Read Previous

Campinas recebe a Caravana Iluminada de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil

Read Next

PÓS COP26 – QUEM PAGA ESSA CONTA?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *