Jornal de Campinas

Restaurante Obeijú apresenta novo menu inspirado na Sintropia

Sintropia

Casa celebra a gastronomia nacional com sofisticação

O restaurante Obeijú, localizado no I Am Design Hotel Campinas apresenta seu novo menu, um convite à imersão na riqueza dos sabores e biomas do Brasil. A novidade nasce da filosofia da Sintropia Brasileira, que une ancestralidade, biodiversidade e técnica contemporânea, refletindo a essência de um restaurante moderno com raízes profundamente brasileiras.

Inspirado nos biomas e territórios do país, do sertão nordestino à Amazônia, passando por Minas Gerais e chegando até Campinas, o novo cardápio propõe uma jornada gastronômica que transforma memórias afetivas em experiências sofisticadas. A proposta é oferecer uma cozinha de origem, com sofisticação, frescor e identidade nacional.

Sob a assinatura do chef Filipe Ducasse Pinheiro, fundador da marca Sintropia Brasileira, em parceria com a equipe do Obeijú, o cardápio expressa a busca por traduzir essa brasilidade de forma contemporânea.

“Estamos muito felizes em trazer este novo menu para o Obeijú. Queremos que cada visita seja uma viagem pelos sabores e territórios do nosso país. As criações resgatam técnicas tradicionais, ganhando releituras autorais e inovadoras, resultado de um trabalho coletivo pautado pelo equilíbrio entre sabor, identidade e experiência, afirma Ducasse.

“Para nós, é uma alegria oferecer aos nossos hóspedes e visitantes uma experiência única, que combina sabor, sofisticação e a riqueza dos ingredientes locais, tornando cada refeição memorável dentro do nosso hotel.” destaca o Bruno Chagas Gerente Geral do hotel.

Entre os pratos que se destacam estão o Itabebé (cupim cozido lentamente, mousseline de mandioca com queijo meia cura e farofa crocante de castanha de caju), o Maré (risoto do mar com camarões, lula e mexilhões, finalizado com o icônico molho Yemanjá, criação do chef Laurent Suaudeau), o Chorizo de Sol (corte serenado na casa, que remete ao sabor do sertão) e o Pirarucu à Moda da Casa (servido com legumes salteados, batatas noisettes e manteiga de garrafa).

O menu valoriza ingredientes regionais e produtores locais, como os queijos artesanais do Pé do Morro Japi, mandioca, banana-da-terra, pescados amazônicos e frutas brasileiras como cupuaçu e manga. O uso de produtos sazonais reforça a autenticidade e o respeito à natureza, mantendo viva a conexão com a terra e a diversidade cultural do país.

A experiência vai além do sabor: envolve apresentação cuidadosa, harmonização com a carta de bebidas e um ambiente acolhedor, que combina sofisticação contemporânea e identidade nacional. Cada prato é uma viagem sensorial pelo Brasil, guiada por emoção, técnica e afeto.

O novo menu estreia em outubro de 2025 e estará disponível no jantar e nos almoços de fim de semana e feriados. Embora não seja necessária reserva, a recomendação é feita para grupos e datas especiais. O tíquete médio varia entre R$ 120 e R$ 150 por pessoa, conforme a escolha dos pratos e bebidas.

Informações: @obeijurestaurante ou @iamdesigncampinas

 

Read Previous

Ypê contrata 2,2 mil pessoas no Brasil e lidera oportunidades no interior paulista

Read Next

Programação do Sesc Campinas percorre diferentes linguagens