Público em geral pode ter acesso ao serviço
A unidade móvel do Hospital de Amor de Campinas permanece estacionada, entre 30 de setembro e 4 de outubro, na sede da Sanasa, para a realização dos exames de mamografia e Papanicolau. Essa ação faz parte da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.
Além das funcionárias da empresa e terceirizadas, a unidade móvel atende também o público externo. A mamografia é destinada às mulheres na faixa etária entre 40 e 69 anos. Já o Papanicolau é recomendado para quem tem entre 25 e 64 anos de idade. A unidade tem capacidade para 52 exames de cada tipo por dia e funciona das 8h às 17h.
Para se submeter ao exame Papanicolau, o Hospital de Amor de Campinas faz as seguintes recomendações: ficar três dias sem relação sexual e sem usar ducha, não estar menstruada e não aplicar cremes vaginais.
De acordo com a integrante do Grupo Voluntariado da Sanasa, Leniter Sertório, a unidade móvel possui estrutura completa para a realização dos dois exames. “A unidade móvel do Hospital de Amor propicia a realização dos procedimentos na hora, proporcionando o acesso à prevenção para as mulheres que, por qualquer motivo, ainda não fizeram os exames”, explica.
Os dois exames são gratuitos e os resultados serão entregues em um prazo de 25 dias, no máximo, direto ao Centro de Saúde informado pela paciente durante o cadastro. Caso seja necessária alguma complementação, como o exame de ultrassom, o hospital fará a convocação por telefone.
Para ser atendida, é necessário trazer uma cópia e os originais do CPF, RG, comprovante de residência e cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Assessoria de Imprensa/Sanasa