Jornal de Campinas

São Carlos recebe a exposição “Maurício Nogueira Lima: Forma e Cor”

Mauricio Nogueira Lima cartaz 1

O Instituto Maurício Nogueira Lima, com o apoio do PROAC Editais, prossegue com o ciclo de exposições “Maurício Nogueira Lima: Forma e Cor”, pelo estado de São Paulo, iniciado em maio de 2022.

Agora, a exposição segue para o Centro Cultural USP São Carlos, com serigrafias produzidas pelo artista entre as décadas de 1970 e 1990, além de outras peças do acervo do referido instituto.

Maurício Nogueira Lima (Recife, PE, 1930 – Campinas, SP 1999) foi arquiteto, pintor, desenhista, artista gráfico e professor universitário. Sua obra transita entre a pintura e a comunicação visual, construindo trabalhos a partir da abstração geométrica, da experimentação das cores e das imagens que percorrem os meios de comunicação de massa. Foi o mais jovem integrante do Grupo Ruptura, que reuniu, em São Paulo, artistas abstratos geométricos, no início da década de 1950.

Mauricio Nogueira Lima cartaz 2Mauricio Nogueira Lima cartaz 3Mauricio Nogueira Lima cartaz 4

A partir dos anos 1960, Lima passou a utilizar a serigrafia com o objetivo de atingir um público mais amplo com sua linguagem concreta. Para ele, a serigrafia era como um exercício, uma forma de reproduzir esse tipo de arte de uma maneira mais acessível (mais barata) a um público maior, incluindo setores de classe média, até então à margem desse mercado. As serigrafias abstratas que compõem a exposição são muito pouco conhecidas hoje, principalmente por terem sido realizadas sobre papel. Para o artista, elas são, antes de tudo, exercícios de pensar as formas.

A exposição será realizada em São Carlos, no Centro Cultural USP, com abertura no dia 21 de outubro, às 19h30 (entrada franca). Às 20h30, após a abertura, o público poderá participar de uma conversa aberta com a curadora da mostra, Stela Politano, e com o arquiteto e professor Yuri Quevedo, sobre o tema da exposição.

A visitação segue de outubro a 12 de novembro.

O Centro Cultural USP São Carlos fica na Avenida Dr. Carlos Botelho, 1495, Centro, em São Carlos, SP.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h, com entrada franca.

Read Previous

Indústrias da Região de Campinas têm indicadores positivos de desempenho

Read Next

Orquestra Rock e Dinho Ouro Preto se apresentam em prol do Boldrini, no Expo D. Pedro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *