Jornal de Campinas

Setembro do Equilíbrio: 5 sinais de que o estresse já está no seu corpo

Queda de cabelo pode ser alerta de estresse Divulgacao

Queda de cabelo pode ser alerta de estresse/Divulgação.

Setembro do Equilíbrio

 

Queda de cabelo em maior quantidade no banho ou no pente, unhas frágeis que descamam ou quebram com facilidade, alterações repentinas na pele como acne, ressecamento ou manchas, ganho de peso ou dificuldade em emagrecer mesmo com esforço, além de um cansaço constante que não melhora nem após noites de sono — todos esses sinais podem indicar que o estresse deixou de ser apenas emocional e já está impactando diretamente o corpo.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil chegou a ser eleito líder mundial em número absoluto de pessoas com transtorno de ansiedade, com cerca de 18,6 milhões de brasileiros afetados. Além disso, o país figura em quarto lugar no ranking global de estresse, com apenas 26% das pessoas afirmando não ter sofrido um pico de estresse que comprometa a rotina ao longo de um ano.

 

O impacto é ainda mais severo para as mulheres. Uma pesquisa global revelou que 46% das mulheres da Geração Z relatam impactos significativos na sua rotina devido ao estresse — contra 33% dos homens da mesma faixa etária. Além disso, mais da metade das mulheres brasileiras (53%) afirmam experimentar níveis mais elevados de estresse do que no ano anterior.

 

Dra. Vera Lucia Divulgacao
Dra. Vera Lúcia_Divulgação

 

Para a especialista em terapia ortomolecular Dra. Vera Lúcia, o estresse vai muito além do aspecto emocional e pode gerar desequilíbrios nutricionais que se refletem diretamente no corpo:

 

“O estresse desequilibra o organismo, provoca carências de nutrientes essenciais e pode ser um gatilho para problemas estéticos e de saúde, como a perda capilar, a fragilidade das unhas, alterações na pele e até dificuldades no controle de peso. Cuidar do equilíbrio físico e emocional é fundamental para prevenir esses impactos visíveis e invisíveis.”

 

Entre os caminhos para recuperação, especialistas destacam a terapia ortomolecular, que atua no reequilíbrio do organismo, a adoção de hábitos saudáveis com sono regular, alimentação equilibrada e prática de atividade física, além da incorporação de técnicas de relaxamento, como meditação, yoga e respiração profunda.

 

Ao destacar os sinais de alerta e oferecer soluções acessíveis, a campanha “Setembro do Equilíbrio” reforça a importância de cuidar da saúde integral para resgatar vitalidade e bem-estar.

 

Read Previous

Ceratocone aumenta risco de catarata em jovens