Jornal de Campinas

Sinfônica celebra Dia das Crianças em concerto na Concha Acústica

Para celebrar o Dia das Crianças, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza concerto neste domingo, 9 de outubro, às 18h, na Concha Acústica do Taquaral. A entrada é gratuita e o programa é especial para entreter crianças e toda a família com músicas dos filmes Frozen, O Rei Leão, Os Saltimbancos, Harry Potter, Anastasia, Star Wars, Superman e Piratas do Caribe.
A regente convidada para este concerto é Natália Larangeira, que sobe ao palco acompanhada dos solistas Juliana Franco e Marcelo Coutinho, e da cantora Elaine Pompom, que apresentará, pela primeira vez, o jingle de sua autoria composto especialmente para o PIC – Plano Primeira Infância Campineira. 
“Será um concerto lúdico que visa atrair as crianças e também os pais, trazendo-os para perto do ambiente da Sinfônica de Campinas”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.
A regente
Natália Larangeira revela uma promissora carreira como regente de ópera, coro e orquestra, destacando-se seu mais recente prêmio em 2º lugar no III Concurso para regentes da Opéra de Baugé (França/2019).
Fez sua estreia na Sala São Paulo em 2018, à frente da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. No ano seguinte, participou do processo seletivo para regente assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, fazendo seu début na Sala Minas Gerais e também no Teatro Colón, no concerto de encerramento da Masterclass de regência com o maestro Enrique Diemecke.
Participa do movimento Mulheres Regentes, atua como Regente Titular e Diretora Artística da Camerata Filarmônica Brasileira, regente assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André e já foi convidada das Orquestras Sinfônicas de Piracicaba e da USP.
Atualmente é discente do mestrado em Performance pela UNICAMP e diretora assistente da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, no Teatro Colón, na Argentina. Paralelamente às atividades como regente, trabalha como produtora, gestora de projetos sócio-culturais e palestrante em treinamentos de equipes de alta performance.
Solistas
Juliana Franco
Elogiada pela beleza de seu timbre, técnica vocal e musicalidade, é conhecida também por sua grande versatilidade, transitando por diferentes repertórios: de óperas e árias barrocas a musicais e estúdios de dublagem.
Iniciou seus estudos musicais aos seis anos no “Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis” e fez sua estreia profissional na “Sinfonia dos Dois Mundos”, aos 11 anos. Desde então, a música tornou-se uma parte fundamental de sua vida e, desde então, tem sido vista e ouvida em palcos do Brasil, Estados Unidos e Europa.
Paralelo a seu trabalho no mundo clássico, cede sua voz a personagens de filmes e desenhos animados, como a jovem Anastasia, na versão brasileira do longa homônimo, além de outros personagens para TV e cinema. Desde 2015 é solista do projeto “Em Família”, junto à Orquestra Petrobras Sinfônica, em adaptações como a “Arca de Noé”, “Os Saltimbancos”, “Balão Mágico” e “O Mágico de Oz”.
Há anos dedica-se à pesquisa da dicção do português brasileiro cantado e apresenta-se em recitais e palestras sobre o assunto, divulgando a música e a cultura brasileira pelo mundo.
Marcelo Coutinho
Natural de Petrópolis, iniciou sua carreira musical aos 8 anos ao ingressar no coral dos “Canarinhos de Petrópolis”, onde aprendeu teoria, violino e viola. É mestre em Musicologia e doutor em Práticas Interpretativas pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ.
Em 2010, torna-se docente da Escola de Música da UFRJ, sendo aprovado em primeiro lugar no concurso para professor de canto e prática de conjunto vocal. Concomitantemente à carreira pedagógica, é diretor musical e de dublagem, tendo dirigido desenhos como: A Bela e a Fera, Aladdin, O Rei Leão, Pocahontas, O Corcunda de Notre Dame, Shrek, O Príncipe do Egito, Hércules, Mulan, O Estranho Mundo de Jack, Os Vingadores, dentre muitos outros, nos quais atua como regente, cantor e dublador.
Elaine Pompom
Cantora, compositora, animadora infantil e pedagoga cultural, através da música e da arte leva educação, entretenimento para as famílias.
Elaine Pompom é uma persona, dona de um figurino que levou o público a chamá-la de “Pompom” . A artista se apresenta em todo Brasil levando alegria, música, diversão, interatividade e ludicidade com seus bonecos de animação. Elaine Pompom tem Cds e DVDs gravados com a participação especial Boneco Xaropinho do Programa do Ratinho e juntos já alegraram muitos eventos, muitas famílias em todo o Brasil
Atualmente compôs uma música para o Plano Municipal da Primeira Infância Campineira – PIC, intitulada: “O PIC é a nossa Voz”.
SERVIÇO
Concerto em homenagem ao Dia das Crianças
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
9 de outubro, às 18h
Concha Acústica do Taquaral

Read Previous

Projeto Cine DCult exibe Máquina do Desejo: 60 Anos do Teatro Oficina

Read Next

Sala dos Toninhos mostra gestão que garante o espaço há uma década

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *