Jornal de Campinas

Sucesso no digital, especialista reúne em livro dicas de como cultivar e cuidar de flores e plantas

Com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais, Ana Paula Lino decidiu aventurar-se na literatura para compartilhar seu conhecimento com quem gosta de zelas por seus jardins ou de manter vasos sempre floridos em casa. O livro fica pronto no final de novembro, mas a pré-venda já está sendo feita pela Editora Taxon Brasil, com pedidos pelo Instagram @taxonbr e entrega por delivery.

A especialista em flores e em plantas ornamentais Ana Paula Lino decidiu reunir em um livro as principais dicas de como plantar e cuidar das diferentes espécies, grande parte já disseminada nas lives que a autora realiza de domingo à quinta-feira, às 20h, no Instagram, e nos vídeos postados no canal do YouTube. Por suas postagens, ora explicando sobre as plantas, ora interagindo com outros especialistas, Ana Paula conquistou mais de 100 mil seguidores, transformando-se em uma influenciadora do setor.

O livro, que recebeu o sugestivo nome “Verdes & Floridas – aprenda de uma vez por todas a cuidar das suas plantas”, será lançado na última semana de novembro. A publicação é voltada para quem gosta de cuidar de jardins ou de manter vasos sempre floridos em casa.  Assim como em suas lives e nos cursos on-line que oferece, a maioria gratuito, Ana Paula explica, também de forma leve, didática e simples sobre o universo da jardinagem. Os QR Codes, disponíveis em alguns capítulos, permitem ao leitor o acesso a vídeos no YouTube para obter informações adicionais oferecidas pela autora.

Nesta fase de pré-venda, o livro está sendo comercializado por R$ 89,00 (até 3x no cartão de crédito) pela Editora Taxon Brasil, com pedidos feitos pelo Instagram @taxonbr e entrega por delivery. Para as compras em novembro, o livro é autografado. Em dezembro, o preço será de R$ 120,00. A publicação é patrocinada pela Cooperativa Veiling Holambra, Isidorus Flores, Bosta em Lata e Pomar Floricultura.

“Acredito que a melhor maneira de disseminar conhecimento é por meio de exemplos e de experiências de vida. Por isso, compartilho a minha vivência na produção da fazenda e na floricultura da minha família que existe há 50 anos como atacadista e varejista”, diz.

O momento é oportuno. Com as pessoas em home office, a procura por flores e plantas em vaso aumentou muito desde o início da pandemia, considerando os benefícios que elas trazem, tanto nos jardins como nas decorações de interiores. De acordo com o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura, a previsão é que o segmento de plantas verdes cresça 10% este ano e, o de flores em vaso, aumente em 5% em volume de vendas.

Sobre a autora

Ana Paula Lino nasceu em Pará de Minas, a 75 km de Belo Horizonte. Ela aprendeu com o pai, José Lino, técnico agrícola, a entender e a amar as flores e as plantas ornamentais. Tornou-se especialista em paisagismo e em Reabilitação Ambiental – embora seja formada em Enfermagem com especialização em Administração. A fazenda onde moravam foi a sua melhor escola e onde vivenciou arrancar pela raiz as touceiras de capim, plantar a alameda de árvores no devido espaçamento e alinhamento e realizar o plantio com preparo e adubação corretos para cada espécie. “Sou uma mulher do campo, que aprendeu grande parte do que sabe na prática. E ainda tive o privilégio de acompanhar meu pai nas aulas de fruticultura na universidade onde lecionava”, conta.

Read Previous

POLÍICA -Estratégia de Boulos

Read Next

Equipes de 12 estados são medalhistas da 12ª Olimpíada de História

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *