Efeito calendário foi o grande responsável pela redução de 1,13% no Índice de Vendas dos Supermercados, em relação ao mesmo período de 2018
O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE e calculado pela Associação Paulista de Supermercados), no conceito de mesmas lojas – que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses – registrou queda de 4,41% em março, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior.
Comparando o primeiro trimestre de 2019 com o mesmo período de 2018, a queda registrada é de 1,13%. Para o economista da APAS, Thiago Berka, o fator fundamental para este número é que a Páscoa e o Carnaval caíram em datas bem distantes de um ano para o outro, o chamado “efeito calendário”, o que atrapalhou a comparação no resultado das vendas.
“Com o desencontro de datas sazonais observadas em 2019 em relação a 2018, como o Carnaval – que foi em meados de fevereiro em 2018 e no começo de março em 2019 – e da Páscoa – em 1º de abril de 2018 e em 21 de abril de 2019 -, não podemos avaliar as vendas dos supermercados como ruins. É necessário aguardar o quadrimestre completo para que possamos observar o verdadeiro desempenho acumulado deste ano”, explicou o economista.
Fonte: APAS