Baixa umidade e forte calor exigem cuidados/Foto Carlos Bassan
Nesta segunda (25/09), às 14h40, termômetros registraram 37,9°C; temperatura alta e baixa umidade do ar seguem até quarta-feira, 27/09
As temperaturas em Campinas (SP) alcançaram os 37,9º C por dois dias consecutivos. Domingo, 24 de setembro, às 15h40, a temperatura já havia chegado a esta marca – a maior do ano – e nesta segunda (25) às 14h40, a temperatura alcançou novamente os 37,9º C. As medições são da Estação Instituto Agronômico de Campinas. A Defesa Civil do município alerta que a alta temperatura e baixa umidade relativa do ar (URA) continuam até quarta-feira, 27 de setembro.
A previsão é que a temperatura máxima na região de Campinas no período chegue a 36ºC, embora essa estimativa já tenha sido ultrapassada. A umidade relativa do ar mais baixa neste dia 25/09 foi de 22% às 15h, colocando a cidade em estado de atenção.
Também durante a semana podem ocorrer, de acordo com as condições meteorológicas, fortes pancadas de chuva no período da tarde, acompanhadas por raios, rajadas de vento e queda de granizo. Mas, a umidade relativa do ar poderá cair a menos de 25%.
As condições climáticas estão ligadas a uma forte massa de ar quente que continua elevando as temperaturas em todo o estado de São Paulo, de acordo com a Defesa Civil estadual.
Evitar queimadas
Queimadas devem ser evitadas, assim como atitudes que possam ocasioná-las como soltar balões ou jogar bitucas de cigarro em áreas vegetadas. Em caso de incêndio avistado, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 199.
Jornal de Campinas – Informações (19) 99545-2000 |