Turnê de “Peças fáceis” passa por Campinas

Cena de Peças Faceis ( Paola Bertolini)

Espetáculo com apoio do Proac traz ao palco o encontro de duas gerações da dança brasileira: Janice Vieira, de 78, e sua filha Andréia Nhur, de 36. Apresentação gratuita ocorre no dia 10 de agosto, sábado, no Espaço Tugudum

O compartilhamento de saberes e afeto entre duas gerações da dança contemporânea brasileira é celebrado em mais um espetáculo do grupo Pró-Posição: “Peças Fáceis”. Aos 78 anos de idade, Janice Vieira, uma das pioneiras da dança contemporânea no país (que recentemente foi agraciada com o Prêmio Governador do Estado por sua trajetória na dança), sobe ao palco mais uma vez ao lado da filha Andréia Nhur, que aos 36 anos é considerada uma das expoentes da área (professora na USP, coleciona prêmios importantes na carreira como o APCA e o Denilto Gomes).

O espetáculo será apresentado no dia 10 de agosto, sábado, às 20h, no Espaço Tugudum (rua Maestro Francisco Manoel da Silva, 690 – Jardim Santa Genebra). A entrada é gratuita. 

“Peças Fáceis”, que foi finalista do APCA em 2017, é considerado pela dupla mais um espetáculo que une humor, poesia e engajamento político, tônicas do grupo Pró-Posição (desde sua fundação em 1973 por DeniltoGomes e Janice Vieira e também quando de sua retomada em 2007). O tema do espetáculo, que parte de um estudo “sonorocoreográfico” a partir de músicas (minuetos) de Johann Sebastian Bach (1685-1750) e Christian Petzold (1677-1733), pode não deixar evidente num primeiro momento o tom político do trabalho, mas é na trajetória da dupla que a militância artística se faz presente e contundente em várias camadas: trata-se de uma bailarina de 78 anos que segue com forte atuação nos palcos brasileiros, de um trabalho ininterrupto e de resistência desenvolvido por um grupo artístico fora do eixo Rio-São Paulo (são cinco espetáculos em dez anos), de um projeto de pesquisa de linguagem desenvolvido a longo prazo (em 2013, o grupo foi laureado com o Prêmio da APCA pela Pesquisa Continuada em Dança).

Read Previous

Campinas recebe 2º Encontro de Produtores Rurais no dia 22 de agosto

Read Next

A arte revolucionária de Doris Homann é apresentada a Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *