Jornal de Campinas

TV Cultura exibe neste sábado concerto histórico da Sinfônica de Campinas

O público poderá conferir uma gravação histórica da Sinfônica de Campinas, de 1986, na série Clássicos, da TV Cultura, neste sábado, 26 de setembro, às 23h30. Sob a batuta do maestro Benito Juarez (1933-2020), os músicos interpretam a famosa ópera O Guarani, de Carlos Gomes (1836-1896), como marco, na época, dos 150 anos de nascimento do emblemático compositor campineiro. O concerto foi realizado no Teatro Castro Mendes.

O registro que será exibido no sábado assinala outra data expressiva da música ocidental: os 150 anos de estreia de O Guarani, no Teatro Alla Scalla de Milão, na Itália. A ópera, baseada na história de amor entre Ceci e Peri do livro homônimo de José de Alencar, foi o primeiro sucesso de uma obra musical brasileira no exterior.

Em tempo de quarentena

Além do concerto histórico de 1986, durante esta semana,  a TV Cultura exibe o vídeo da Protofonia de O Guarani gravada pelos músicos durante a quarentena. Distantes de uma sala de concerto ou de um grande teatro, diretamente de suas casas, os artistas interpretaram a famosa abertura de “O Guarani” e homenagearam pelos 150 anos da estreia de uma das mais famosas óperas de todos os tempos.

O diferencial desse trabalho foi em relação à gravação sobreposta à versão original da abertura da ópera, de um concerto da Sinfônica, que teve a regência do maestro Victor Hugo Toro. Essa apresentação serviu de base para a criação.

A edição do vídeo levou 58 horas de trabalho, e foi realizada pelo músico Walter Barthmann,  que atuou como violoncelista da Sinfônica por 10 anos, entre as décadas de 1970 e 1980.

O resultado foi exibido com exclusividade na edição do Jornal Nacional, da Rede Globo, de 20 de maio último.

Read Previous

Artigo: O Caminho de Santiago é para todos

Read Next

INPI prioriza patentes na área da saúde

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *