Praia Grande vista a partir do mirante (Clovis Cordeiro)
A Prefeitura de Ubatuba, litoral norte paulista, inicia a cobrança para os turistas da taxa de preservação ambiental – TPA – a partir desta quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023. Já em funcionamento, os radares que registram as placas dos veículos estão localizados na Rodovia Rio-Santos, divisa de Caraguatatuba com Ubatuba, no final da serra da Rodovia Osvaldo Cruz e outro na BR 101, sentido de Parati.
Em parceria com a empresa Eco Ubatuba, responsável pelo gerenciamento e cadastro, a Prefeitura de Ubatuba implanta a cobrança da TPA após um período de estudos, teste e auditoria. O pagamento é obrigatória a todos os turistas que permanecerem mais de 4 horas em Ubatuba. Veículos em passagem pela cidade, ambulância, carros oficiais de serviços, como polícia e bombeiros, não pagarão a taxa.
O motorista que comprovar residência ou ser proprietário de imóvel em Ubatuba também não pagará a TPA. Nestes casos, é necessário fazer um cadastro no site https://www.ecoubatuba.com.br/, onde constam, também, informações sobre a nova cobrança.
Segundo Guilherme Adolpho, secretário de Meio Ambiente de Ubatuba, os recursos obtidos com a TPA serão investidos na infraestrutura da cidade para preservar e conservar as praias, a mata atlântica e a biodiversidade local, além de desenvolver medidas para recuperação de rios e orlas, e fazer colocar em prática o plano de resíduos municipal. “Dessa forma, será possível compensar os impactos socioambientais gerados pelo grande fluxo de pessoas que visitam Ubatuba, mantendo a cidade limpa e conservada, tanto para os moradores quanto para turistas”, destacou Adolpho.
Para a cobrança estão instalados radares que registram as placas de todos os carros que acessam o município. E empresa enviará boletos para os proprietários de veículos, com base no cadastro do Detran. O pagamento também poderá ser feito por cartão de crédito, de forma antecipada, ou por aplicativos de tag (os mesmos usados para cobrança automática nos pedágios).
Veículos com placas das cidades de São Sebastião, Ilha Bela, Caraguatatuba, Ubatuba, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga estão isentos de pagamento.
Como realizar ao pagamento
Para evitar filas, foram instalados equipamentos semelhantes a radares, um sistema eletrônico de leitura de placas, que fazem os registros das placas nas entradas da cidade, porém não haverá barreiras físicas como as de um pedágio.
As formas para recolhimento da taxa são:
– Através de compras de diárias de forma antecipada pelo no site (https://www.ecoubatuba.com.br/) ou app. Nesse caso, as diárias não utilizadas não possuem prazo de vencimento.
– Utilizando os TAGs fixados nos vidros dos veículos, como se fosse uma entrada e saída de um shopping, por exemplo. Nesse caso, o débito ocorrerá diretamente na conta do usuário junto ao TAG contratado após 15 dias da data da saída. Se o usuário não quiser que seja debitado em sua conta junto ao TAG, é essencial que o usuário faça o pagamento em até 15 dias utilizando qualquer plataforma de pagamento (exceto via boleto bancário) para que assim seja cancelado o lançamento junto à operadora de TAG.
– Diretamente no site ou app, utilizando cartão de crédito ou emissão de boleto bancário.
– Nos postos da Eco Ubatuba em horário comercial:
Sede ECO Ubatuba
Rua Pacaembu, 70 – Estufa 1
0800 822 8822
Base Lagoinha
Av. Marginal B, 326 – Lagoinha
(12) 3042-3253
Base Saco da Ribeira
Rod. Dr. Manoel Hipólito do Rego, KM 63, 3000 – Saco da Ribeira
(12) 3042-3254
Base Oswaldo Cruz
Rodovia Oswaldo Cruz, nº770 – ao lado do Mercado Shibata , sentido Taubaté
Ponto de recebimento – Praia Grande
Quiosque Ponto de Encontro
Ponto de recebimento – Praia Vermelha do Norte
Quiosque Pitomba