Jornal de Campinas

Unicamp e Viva e Deixe Viver promovem curso para formação de novos contadores de histórias

Voluntário do Viva e Deixe Viver_Divulgação

Por meio do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, curso tem inscrições abertas até 1º de fevereiro Aa atividades contam com aulas presenciais e online 

 

Há 26 anos, a Associação Viva e Deixe Viver capacita voluntários para atuar como contadores de histórias, favorecendo o bem estar de crianças e adolescentes hospitalizados.  Para fortalecer ainda mais essa rede,  pelo segundo consecutivo, será oferecido o curso “A arte de contar histórias e o lúdico no âmbito da saúde e da educação”, em parceria com a professora Márcia Abreu, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Unicamp. As inscrições já estão abertas até 1º de fevereiro e podem ser feitas via Sympla.

 

Em formato híbrido, com atividades presenciais e online, o curso acontece entre os dias 3 de fevereiro e 02 de março. Nele, os interessados irão aprender técnicas de contação de histórias, escolha das narrativas, uso da linguagem e da voz, entre outros. Além disso, o curso contempla a atividade “Vivência Terapêutica” para auxiliar os participantes a lidarem com suas emoções.

 

No sábado (03), durante a abertura do curso, os inscritos participarão de uma palestra com Valdir Cimino, fundador da ONG Viva e Deixe Viver, e Márcia Abreu, professora titular do Departamento de Teoria Literária da Unicamp (veja abaixo cronograma completo das aulas). A formatura está prevista para o início de março.

 

A parceria entre a Unicamp e a ONG acontece desde 2022, quando teve início o projeto “Efeitos do contato de crianças hospitalizadas com narrativas ficcionais”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que analisa as reações fisiológicas e psicológicas de crianças que participam de sessões de contação.

 

Atuação no interior paulista – De acordo com o Balanço Social 2022, a atuação da Viva e Deixe Viver no interior paulista impactou mais de 970 crianças, adolescentes, adultos (acompanhantes) e profissionais da saúde. A ONG também atua nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Atualmente, a Viva e Deixe Viver conta com mais de 519 voluntários em 88 hospitais de 23 cidades brasileiras.

 

Cronograma

3/fev- (das 9h às 12h) Palestra de abertura com Valdir Cimino e Márcia Abreu –   Presencial

03 a 16/fev- Módulos 2 a 5 pela plataforma SYMPLA – EAD

17/fev –  (das 9h às 12h) Sarau Literário – Online

24/fev –  (das 9h às 12h) Vivência Terapêutica “Lidando com as Emoções” – Presencial

02/mar –  (das 14h às 17h) Treinamento no HC + formatura – Presencial

Ao encerrar o curso, será dada a certificação oficial.

Inscrições e mais informações: bit.ly/494Zxdo

Read Previous

Festival de cerveja e gastronomia vai agitar Campinas de 25 a 28 de janeiro

Read Next

Mulheres assumem pela primeira vez presidência do Conselho Temático da Câmara de Arbitragem Ciesp Fiesp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *