Jornal de Campinas

Unicamp realiza Olimpíada Nacional de História aberta ao público para ampliar o ensino de História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB),  realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abriu as inscrições para a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), uma versão online, gratuita e disponível para qualquer pessoa acima de 12 anos.

Com o projeto, a Universidade visa ampliar o acesso ao conhecimento sobre a História do Brasil a estudantes e a um público que não está, necessariamente, vinculado ao ambiente escolar. As inscrições seguem até 14 de outubro e podem ser feitas pelo site www.onhb.com.br.

 

Uma das novidades deste ano é a oferta de mais de 400 bolsas de iniciação científica júnior a estudantes de escolas públicas que alcançarem os melhores desempenhos na prova. As bolsas, oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), são de  R$100,00 mensais e têm duração de  até um ano.

 

O objetivo da ONHB-A é ampliar o alcance do projeto para pessoas com interesse em História do Brasil por meio de conteúdos oferecidos na versão original da Olimpíada. A ONHB apresenta questões que trazem assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros.

 

Para participar é preciso se inscrever em uma das quatro modalidades. Em duas delas, “individual” e “grupo”, pode participar qualquer pessoa acima de 12 anos. Na categoria “grupo”, os interessados podem convidar amigos e familiares e formar equipes com duas a seis pessoas.

 

Nas modalidades “escolar privada” e “escolar pública”, podem se inscrever grupos formados por um professor e três estudantes dos ensinos fundamental (7º, 8º ou 9º anos) e médio e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Nestas duas modalidades, a proposta é que estudantes e professores possam conhecer o projeto ou, aqueles que já participam, tenham a oportunidade de se preparar para a próxima edição da ONHB, que irá ocorrer em 2023.

 

A coordenadora da Olimpíada e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH), Cristina Meneguello, explica que a ONHB-A é a expansão do modelo da Olimpíada de História e uma forma de levar a divulgação científica e o conhecimento em História do Brasil a um público mais amplo.

“Percebemos, ao longo desses anos, que existe um desejo mais amplo na sociedade de entender a História do Brasil. Isso nos motivou para iniciar esse projeto que já está na segunda edição”, explicou.

 

Meneguello também afirma que as bolsas de iniciação científica júnior são um reconhecimento e um incentivo para estudantes interessados na disciplina. “Estamos muito felizes com o apoio do CNPQ que, certamente, irá incentivar os estudantes de escolas públicas”.

Read Previous

Guilherme Lamas faz shows para lançamento de novo CD

Read Next

Peça baseada em ‘Quarto de Despejo’ será apresentada na Estação Cultura

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *