Jornal de Campinas

Universidade Zumbi dos Palmares promove 12º Congresso Internacional “O Brasil que queremos ter”

Congresso Internacional Zumbi dos Palmares_Cartaz de divulgação

Especialistas brasileiros e internacionais das áreas de Educação, Comunicação, Cultura e da agenda ESG estão sendo convidados pela Universidade Zumbi dos Palmares para debater esses temas durante o 12º Congresso Internacional, que será realizado em 16 e 17 de novembro, das 19 às 22h

O Congresso começa no dia 16 e o primeiro painel é sobre A educação antirracista para a formação étnico-racial e de cidadãos livres de preconceito – a contribuição da educação, da base à universidade e vai mostrá-la como instrumento para mitigar os impactos nocivos do racismo e das várias formas de discriminação, como misoginia, trans e legtbfobia, além da xenofobia. Participam do debate Ariel Nobre, presidente do Observatório da Diversidade na Publicidade; Cristovam Buarque, senador e ex-ministro da Educação; Fernando Padula, secretário da Educação do Município de São Paulo; e José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares. A mediação é de Renata Cafardo, jornalista da editoria de Educação do jornal O Estado de S. Paulo. Ao final, ocorrerá o lançamento da segunda edição do livro “A última trincheira da escravidão”, do senador Cristovam Buarque, produzido pela Editora Unipalmares.

Combate à prevalência da estética dominante na comunicação – em busca da inclusão e promoção da igualdade é o tema da segunda mesa de debates e, partindo das premissas e metas do Observatório da Diversidade na Publicidade, vai analisar como a agenda racial encontra caminhos tangíveis no dia a dia a dia das agências de publicidade e da imprensa brasileiras. No final, as agências vão anunciar o custeio de bolsas de estudos para a população preta e vulnerável. Estão confirmadas as presenças de Amilton Jesus dos Santos, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Zumbi dos Palmares; Eneas Carlos Pereira, diretor de programação da TV Cultura; Felipe Simi, CEO e CCO da agência Soko; e Flavio Carrança, diretor do Sindicato dos Jornalistas. A mediação do debate será feita por Carla Miranda, editora de Inovação do jornal O Estado de S. Paulo.

O terceiro tema do encontro é Comunicação vs Pessoas Negras: as vivências internacionais analisadas sob essa perspectiva, durante o qual será debatida a representação das pessoas negras na mídia convencional e como isso afeta a percepção pública, a autoidentidade e as dinâmicas comunitárias. Vão participar do debate os Drs. Christian Daniels, Florida A&M University (Tallahasse); Joseph Williams, da Fundação Joe Beasley (Atlanta); Kassie Freeman, presidente da African Diaspora (New York); e Tammy L. Holmes, Prairie View A&M da Texas Univesity. A mediadora será a dra. Sonia Guimarães, física, pesquisadora e professora universitária.

O último painel do dia é sobre A expulsão do racismo estrutural das telenovelas brasileiras – a hora e a vez do Brasil real, para analisar a importância da televisão para reparar a imagem, disseminada por anos, de um Brasil irreal, formado apenas por famílias que destoam em cor e a real representação do povo brasileiro. Foram convidados para o encontro – que terá como mediador o jornalista e dramaturgo Walcyr Carrasco – a escritora e pedagoga Josy Asca; a diretora geral da Agência Performics do Grupo Publicis, Rafaela Queiroz; e o ator, pesquisador, diretor de teatro e militante do Movimento Negro Sidney Santiago. e  

Palestras do dia 17/novembro

O Congresso retoma seus debates e o primeiro deles é sobre O ESG como ferramenta de oposição às formas de opressão – a promoção do social por meio da inclusão e o protagonismo de pessoas negras na agenda de sustentabilidade para analisar como a pauta ESG pode e deve se fazer presente no processo de contratação inclusivo, possibilitando a representatividade gerada pelo acesso a oportunidades para pessoas negras. Participam do encontro Acácio Jacinto, gerente adjunto do Canal Futura; Antonio Fernando Pinheiro Pedro, advogado e consultor da Pinheiro Pedro Advogados; Carol Jango, diretora geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Letícia Vidica, apresentadora, palestrante, escritora e integrante do Coletivo Herdeiras de Glória Maria; e Viviane Mansi, diretora de ESG e Comunicação da Toyota e presidente da Fundação Toyota. A mediação será de Joice Ribeiro, jornalista e âncora do Jornal da Cultura.

Cotas ou ações afirmativas – lições do Brasil e além é o tema do painel que vai debater os efeitos tangíveis do sistema de cotas na educação e as oportunidades para afro-brasileiros e povos indígenas, bem como analisar o quadro legal desse sistema e as mudanças ou desafios que surgiram desde sua criação. Foram convidados para o debate os Drs. Clifford Jaylen Louime, Fulbright Scholar da Universidade de Porto Rico; Gary Hanssen Gervais, ex-voluntário do Corpo de Paz na África – Universidade de Porto Rico; Jason Hughes, congressista de New Orleans; Richard Freeman, da Fundação Joe Beasley; e Tammy L. Holmes, Prairie View A&M da Texas Univesity. A mediadora será a dra. Sonia Guimarães, física, pesquisadora e professora universitária.

O 12º Congresso Internacional se encerra com uma análise sobre Barreiras limitantes no ensino superior – as universidades como vetor de transformação para uma sociedade plural. O foco é mostrar como as instituições de ensino superior podem contribuir para que que seus alunos sejam inseridos no mercado de trabalho predominantemente branco, com chances de construir um plano de carreira. A palestrante será Raiane Assumpção, reitora pro tempore da Universidade Federal de São Paulo, com mediação do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

O 12º Congresso Internacional da Universidade Zumbi dos Palmares tem como parceiros o Canal Futura, a ECA/USP, entidades de classe como o Sindicato dos Jornalistas Pretos, a Associação Brasileira de Agências Publicidade, veículos de imprensa e agências de propaganda.

Para participar do evento, que será realizado no Campus da universidade, na capital paulista, basta comparecer nos horários definidos na Av. Santos Dumont, 843.

Informações gerais sobre todas as atividades durante a 6ª Virada da Consciência podem ser obtidas pelo site e pelo instagram @viradadaconsciencia.

Read Previous

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Indígena 2024 e para a modalidade Enem-Unicamp

Read Next

Finalmente! Campinas ganha Plataforma de Produção e Divulgação Cultural Nerd!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *