Os vereadores de Campinas aprovaram, na noite desta segunda-feira(5) um Projeto de Resolução da Mesa do Legislativo que cria o Memorial da Câmara de Campinas. O memorial será destinado à divulgação e pesquisa sobre o acervo de fotos e outros objetos e documentos do passado histórico da cidade que estão sob a guarda da Casa de Leis. Em votação é em turno único e o projeto foi foi aprovado por unanimidade
“Será uma grande porta aberta que permitirá fluir para fora de nossos arquivos uma verdadeira biografia de todas as pessoas que fizeram a história de nossa cidade. A riqueza histórica e a quantidade de detalhes preciosos que a Câmara detém, em seu Arquivo Público, não podem simplesmente ficar arquivados”, destaca o vereador Luiz Rossini (PV), presidente do Legislativo.
Ele frisa que garantir o amplo acesso público a essa memória inestimável da cidade é uma obrigação da Casa, que será cumprida por meio do Memorial. “A população, como um todo, merece e precisa de um veículo de difusão de toda essa informação produzida ao longo de mais de um século de debates políticos, sociais e econômicos”, conclui.
O Memorial também deverá realizar programas de ação educativa, social e editorial destinados a estreitar o vínculo da Câmara com a população em geral. A proposta do Memorial ainda prevê o planejamento e a coordenação de pesquisas de caráter histórico, educativo e cultural, bem como a formação de parcerias com órgãos públicos e instituições privadas para o desenvolvimento de programas, projetos e atividades de interesse cultural. Está prevista ainda a realização de exposições temporárias ou itinerantes e a criação de um espaço no site oficial da Câmara que permita pesquisas sobre informações a respeito de nomes de ruas, praças, avenidas e logradouros.
Fonte: CMC