Jornal de Campinas

Vestibular Unicamp tem menor abstenção em 10 anos

A segunda fase do Vestibular Unicamp 2021começou a ser aplicada nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, com o menor índice de abstenção registrado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) em 10 anos. No primeiro dia de provas da segunda etapa, a Comvest registrou 14.185 candidatos presentes e uma abstenção de apenas 8,3%, o que significa que dos 15.470 aprovados para a segunda fase,1.285 candidatos não compareceram. A menor abstenção foi registrada em Jundiaí, com apenas 5,5%, seguida de Campinas com 6,5%. Os índices por cidade e as provas do dia estão disponíveis na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br). No primeiro dia de provas do ano passado, a abstenção havia sido de 10,2%. Em média, nos últimos 10 anos, o índice de faltosos foi de 11%.

A segunda fase continua nesta terça-feira, 9 de fevereiro, quando serão aplicadas as provas específicas de acordo com o curso escolhido, além de Matemática e questões interdisciplinares de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A Unicamp aplica a segunda fase m 22 cidades do país, sendo as capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo, e outras 16 cidades paulistas. No ingresso pelo Vestibular 2021, são oferecidas 3.237 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

O que levar para a prova

Os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.

Está permitido: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantida a distância.

Durante a realização das provas da 2ª fase, será adotado o procedimento de identificação civil dos candidatos, mediante verificação do documento de identidade indicado no Formulário de Inscrição e da coleta da assinatura, impressões digitais e/ou identificação facial.

Próximas datas
As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2021, em Campinas.

A primeira chamada será divulgada dia 10 de março e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula online (não presencial) no dia 15 de março, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2021, disponível no site da Comissão.

Read Previous

Defesa Civil distribui máscaras em Campinas

Read Next

Cursos gratuitos online preparam profissionais para o mercado de trabalho

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *