Jornal de Campinas

Viracopos é eleito Aeroporto de Carga do Ano em premiação internacional em Xangai

Viracopos, vista aérea/Divulgação.

Premiação internacional em Xangai

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, venceu o prêmio de Aeroporto de Carga do Ano na edição de 2024 da Air Cargo Week World Air Cargo Awards. A premiação foi realizada nesta quarta-feira (26/06) no Novo Centro Internacional de Exposições de Xangai, na China.

Viracopos foi o único aeroporto brasileiro a disputar a premiação como finalista. A World Air Cargo Awards é uma das principais premiações mundiais na área de logística aérea e reconhece companhias aéreas, aeroportos, agentes de carga, despachantes, agentes de vendas em geral e prestadores de serviços logísticos.

Ao todo, foram dez categorias premiadas, incluindo a de Aeroporto de Carga do Ano. A escolha dos vencedores ocorreu por meio de votação, que só pôde ser realizada por meio de e-mails corporativos.

“A World Air Cargo Awards é uma das premiações mais importantes do mundo na área de logística de carga e esta conquista mostra que continuamos aperfeiçoando nossos serviços para melhorar cada vez mais a experiência dos nossos clientes”, disse o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich. “No ano em que completa 12 anos de concessão, a concessionária Aeroporto Brasil Viracopos segue conquistando prêmios e investindo em melhorias para operar com eficiência, segurança e agilidade como um dos melhores aeroportos brasileiros”, completou Müssnich.     

“Estamos todos muito felizes com mais este importante reconhecimento para o aeroporto. Com isso, Viracopos reforça sua liderança na aviação cargueira dentre os aeroportos brasileiros, e se mantém ativo na oferta de novas rotas e novos negócios”, disse a Diretora Comercial de Viracopos, Maria Fan.

“Muito importante destacar a participação essencial e o trabalho conjunto entre o aeroporto, companhias aéreas, agentes de carga, despachantes aduaneiros, transportadores e os órgãos públicos que atuam no aeroporto, tais como Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa, Ibama, ANAC e MAPA. Sem estas parcerias não seria possível a conquista deste prêmio”, completou a diretora Comercial. 

TECA: uma história de premiações

O Aeroporto de Viracopos tem figurado nos últimos anos no pódio de diversos prêmios internacionais.  Em 2020, o aeródromo foi eleito o 3º Melhor Aeroporto de Carga do Mundo (na categoria de até 400 mil toneladas/ano) na Air Cargo Excellence Awards, premiação realizada na época pela Air Cargo World, que também é uma das principais publicações do setor de carga mundial.

Já em 2018, o Terminal de Carga de Viracopos obteve a premiação máxima, sendo eleito o Melhor Aeroporto de Carga do Mundo na categoria até 400 mil toneladas/ano.

Em 2014, o Air Cargo Excellence Awards já havia premiado Viracopos como o segundo melhor da América Latina, além de ter reconhecido o terminal como o Melhor Aeroporto da América Latina no quesito Operação de Carga. Em 2015, Viracopos ficou com o título de Melhor Aeroporto de Carga da América Latina.

Sobre o TECA

Viracopos processa cerca de 1/3 de toda a carga que chega ao país pelo modal aéreo. Estrategicamente localizado entre as principais rodovias do país, o aeroporto também está posicionado entre os mais importantes polos industriais, comerciais e tecnológicos do Brasil.

Entre os pilares apresentados pela equipe de carga de Viracopos estão a eficiência no recebimento e na liberação da carga; a capacidade operacional de alta performance; e a utilização das melhores práticas em gestão, movimentação e armazenagem de cargas.

Infraestrutura

O Terminal de Carga de Viracopos apresenta uma capacidade operacional de alto rendimento com soluções customizadas para os clientes. Com uma área total de 90 mil m², o TECA apresenta sistema de monitoramento de segurança, sistema de transelevadores, instalações específicas para cargas vivas e posições estratégicas para aeronaves cargueiras em frente ao terminal.

O TECA também possui uma estrutura dedicada para o segmento de Cadeia Fria, com 3,1 mil m² de área e 11 câmaras frias com antecâmara que garantem a manutenção da temperatura. O aeroporto também possui uma câmara fria de congelados com ponto de ajuste de -18ºC, além de oferecer controle e monitoramento de temperatura 24 horas.

 

 

 

Read Previous

Santander e Abrasel reúnem empresários de bares e restaurantes no Work/Café Campinas

Read Next

IAC completa 137 anos com avanço nas pesquisas aliadas à agricultura