Viracopos registra alta de 42,54% na movimentação de passageiros no 1º semestre

Terminal teve quase 1,3 milhão de pessoas a mais nos primeiros seis meses de 2021 em relação ao mesmo período de 2020 

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou no acumulado do primeiro semestre de 2021 alta de 42,54% na movimentação de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado indica a consolidação da retomada gradual de embarques e desembarques no aeroporto por parte das companhias aéreas.  

Nos seis primeiros meses de 2021, embarcaram ou desembarcaram pelo terminal de passageiros de Viracopos 4.364.034 pessoas ante 3.061.577 do primeiro semestre de 2020. Ou seja, foram quase 1,3 milhão de passageiros a mais neste ano em relação a 2020 _o que representa mais que o total de toda a população da cidade de Campinas, por exemplo.  

Ainda assim, os números de 2021 são menores do que os registrados no primeiro semestre de 2019, antes da pandemia da COVID-19, quando o terminal registrou 5.153.627 passageiros entre janeiro e junho daquele ano.  

Já na comparação entre junho de 2021 e junho de 2020, a alta chegou a 150,2%, Enquanto junho de 2021 teve 764.562 passageiros, o mesmo mês do ano passado registrou apenas 305.469 pessoas por causa da pandemia.      

O mês de junho deste ano só ficou abaixo, em 2021, do mês de janeiro, que teve 822.782 passageiros, sendo que os meses de dezembro, janeiro e julho geralmente são os que apresentam os maiores números de movimentação por serem períodos considerados de férias escolares.   

As movimentações, por mês, neste ano em Viracopos foram: 822.782 pessoas (janeiro); 697.582 (fevereiro); 684.436 (março); 648.244 (abril), 745.758 (maio) e 764.562 (junho).  

“A perspectiva é pela continuidade gradual de recuperação de movimento em 2021 já que temos uma alta de 42,54% no acumulado dos seis primeiros meses deste ano. Com o avanço da vacinação contra a COVID-19 _que conta com a infraestrutura de Viracopos para a importação e distribuição das doses_, o aeroporto está se preparando para a retomada dos movimentos aos patamares considerados normais nos próximos meses”, disse o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.    

Até o mês de fevereiro de 2020, Viracopos vinha apresentando altas seguidas de passageiros, chegando a obter série histórica de 18 altas mensais seguidas. Em janeiro de 2020, por exemplo, o aeroporto chegou a embarcar e desembarcar 964.792 passageiros.        

Em 2019, Viracopos registrou recorde histórico de movimentação de passageiros para um ano com 10,5 milhões de pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.  A queda brusca de movimento ocorreu principalmente nos meses de março e abril de 2020 por conta da pandemia.     

Ações contra o contágio 

No mês de maio, pelo menos 6,8 trabalhadores do aeroporto e de empresas prestadoras de serviço receberam a primeira dose contra COVID-19, elevando o nível de segurança sanitária de todo os que passam pelo terminal de passageiros e de cargas.   

Além da vacinação, Viracopos recebeu no final do ano passado, o certificado internacional de segurança em saúde pelo Airport Health Accreditation (Programa de Acreditação de Saúde Aeroportuária, em tradução livre) do Airports Council International (ACI). Este programa foi elaborado para ajudar a garantir ao público que viaja que as instalações do aeroporto permanecem seguras e que estão sendo tomadas todas as medidas de proteção sanitária contra a COVID-19 para reduzir qualquer risco à sua saúde.     

Desde março de 2020, com o início da pandemia, Viracopos adotou rapidamente uma série de 40 medidas contra o contágio da COVID-19, que foram fundamentais para a conquista do certificado internacional de saúde.     

Viracopos ampliou no ano passado o processo de desinfecção especial de todo o terminal de passageiros. A iniciativa visou minimizar a propagação da doença diante do cenário da retomada gradual de voos por parte das companhias aéreas. Também foi instalada uma câmera térmica de medição de temperatura no momento em que os passageiros apresentam o bilhete de embarque.     

Já a desinfecção especial de áreas do terminal ocorre sempre antes dos horários de pico operacional. Também são desinfetados os carrinhos de bagagem, escadas, elevadores, cadeiras, balcões, corrimãos, entre outros.   

Nos meses de fevereiro e março de 2020, Viracopos já havia anunciado a ampliação e atualização de uma série de medidas de segurança no terminal de passageiros para reforçar o combate ao contágio pela COVID-19. Ações como ampla higienização, novos avisos sonoros, comunicação ativa, sinalização de distanciamento e desinfecções constantes, já adotadas desde o ano passado, se somam a uma série de outras ações para o enfrentamento da crise global.     

O protocolo rígido estabelecido no aeroporto contempla pelo menos 40 medidas que elevaram o grau de segurança do aeroporto no sentido de promover um ambiente mais limpo e saudável a todos os clientes e colaboradores, além de ampliar as orientações e informações para toda comunidade aeroportuária.     

Foram instalados, por exemplo, pelo menos 130 suportes de álcool em gel nos terminais de passageiros e de cargas, estacionamentos e áreas administrativas e as sinalizações nos saguões e na praça de alimentação foram totalmente remodeladas, visando elevar o nível de orientação e conscientização. Além disso, desde o início de março, o aeroporto instituiu um Comitê de Gestão especialmente para gerenciar as questões relacionadas à COVID-19.     

Desde março de 2020, os assentos possuem espaçamento para proporcionar maior distanciamento entre os passageiros. O aeroporto também realizou uma série de ações no combate à COVID-19 no Terminal de Carga, que está entre os maiores e mais movimentado da América do Sul.    

Sempre seguindo as normas técnicas e orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o aeroporto adotou ações e soluções em diversas frentes de atuação que compreendem as gestões de recursos humanos, comunicação, mídia aeroportuária, marketing, financeiro e administrativo, operacional, engenharia e meio ambiente, segurança, tecnologia da Informação, entre outros setores, envolvendo todas as áreas do complexo aeroportuário. 

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