Jornal de Campinas

Expoflora comemora os 70 anos da imigração holandesa no Brasil

A Expoflora começa na próxima sexta-feira, dia 24 de agosto e vai até 23 de setembro, sempre de sexta a domingo

ASSISTA A PRIMEIRA CHUVA DE PÉTALAS PREPARADA PARA OS PROFISSIONAIS DE IMPRENSA

     

  A exposição de arranjos florais da Expoflora traz o tema voltado à comemoração dos 70 anos da imigração holandesa no Brasil. Sendo assim, a organização preparou uma festa ainda mais bonita e alegre para dar as boas-vindas à Primavera 2018 e mostrar ao público as novidades do mercado floricultor.

Com a expectativa de também atrair os 300 mil visitantes que anualmente participam desta festa, a Expoflora coloriu mais os jardins de seu amplo parque de 250 mil metros quadrados. Somente nos canteiros do parque foram plantados 7.517 vasos de flores e plantas ornamentais decorando o ambiente, entre sunpatiens, hibiscos, bromélias, lavandulas, primaveras, gerânios, erbenias, flor do deserto e tuias.

Cerca de 350 mudas de rosas formam o Jardim da Roseira e 800 orquídeas e 340 bromélias foram colocadas nas árvores próximas aos bebedouros e no Fusca. Nos arranjos da Exposição de Arranjos Florais, o show de cores, formas e texturas é garantido por mais de 2 mil vasos de flores e plantas ornamentais e 272 mil hastes de mais de 3.500 variedades de cerca de 350 espécies diferentes. Essas espécies podem ser adquiridas no Shopping das Flores, acessado tanto na entrada como na saída do evento.

Os ingressos custam R$ 48,00 na bilheteria e podem ser adquiridos, também, pela internet, no site www.ingressorapido.com.br, ou com os representantes informados no site www.expoflora.com.br. Informações pelo telefone (19) 3802-1499, das 9h às 17h.

Novidades em flores

Este ano, entre as novidades em flores e plantas, estão a rosa “Inglesa” (que tem mais de 100 pétalas e lembra as raras e caras peônias), a pelargonium (que se parece com o gerânio) e a penta (com suas flores em forma de estrelas de cinco pontas).

Destaque para a petúnia “Night Sky” (roxa com pigmentos brancos, remetendo a um céu estrelado) e para a craspédia (arredondada, com várias florzinhas amarelas). O público conhecerá ainda as alstresias (mistura de alstroemérias com frésias), as alstroemérias “Jumbo” e “Azul”, a suculenta echevéria na cor chocolate e duas novas variedades de crisântemos (“Lígia” e “Ipanema”).

Há flores de todos os tamanhos, como o lírio gigante “Jovem”, as minicallas, minigladíolos, minikalanchoes (em embalagens com a Turma da Mônica para atrair o interesse da criançada pelas flores) e as miniphalaenopsis em hidropote que duram 12 meses. Para a decoração estão sendo apresentadas as orquídeas estaqueadas em formato de “coqueirinho” e as gipsofilas (mosquitinho) tinturadas em 12 cores.

Os restaurantes e as confeitarias também prepararam receitas especiais para comemorar os 70 anos da imigração holandesa, como o “Martin pork” (cotovelo de porco holandês) e o “Lentebloem” (flor da primavera), criações do chef Frank Martin Gerritsen, da Martin Holandesa, e a salada de flores do Restaurante Casa Bela. A Omma Beppi apresentará queijos especiais dos Países Baixos, como o “Maasdam” e os “Gouda”, temperados com cominho ou ervas mediterrâneas.

Parque da Expoflora

O Parque da Expoflora tem 250 mil metros quadrados de área e muitas atrações. O parque é repleto de jardins e áreas de descanso com bancos à sombra das árvores. São duas praças de alimentação, com 16 lanchonetes, além de sete restaurantes (de fast-food até comidas nacionais e típicas holandesas) e duas confeitarias.

O amplo estacionamento comporta cinco mil veículos em sistema rotativo. São 200 sanitários, um fraldário, dois postos médicos e guarda-volumes. Há bebedouros com água fresca espalhados pelo parque. As equipes de apoio estão sempre próximas para atender o visitante.

São três pavilhões de exposição (Shoppings Vermelho, Verde e Azul), onde podem ser encontrados cerca de 250 estandes com uma variedade de produtos, desde artesanatos a produtos industriais e para decoração, além de móveis e utensílios domésticos.

Principais atrações

A principal atração da Expoflora é a Exposição de arranjos florais, cuja equipe está sob a responsabilidade dos decoradores florais holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost. Em 2018, eles assinam 14 cenários em uma área de 750 m² que contará, por meio de arranjos florais, a chegada dos holandeses ao Brasil, suas impressões sobre o novo país e as lembranças da Holanda. Os arranjos trazem as tendências e as novidades em flores e em plantas ornamentais para as estações Primavera-Verão.

Mostra de paisagismo

Na Mostra de paisagismo e decoração, sob a coordenação da arquiteta Karina Taccola, são 19 ambientes, todos com ideias sustentáveis e decoração que reutiliza materiais. Tambores são usados, por exemplo, não apenas para o plantio de flores, mas como sofá, porta-garrafas, porta-lenha e luminárias. Plantas de baixa manutenção, que exigem pouca rega, têm a preferência dos paisagistas em época de tempo seco. A tendência segue o conceito “Do it yourself” ou “Faça você mesmo”.

Também são atrações a Parada das Flores e a Chuva de Pétalas, que acontecem todos os dias do evento, respectivamente, às 16h e às 16h30, e o Passeio Turístico, que leva os visitantes para um city tour por Holambra e a uma fazenda produtora de flores. Tem também as apresentações das danças típicas, diariamente, a partir das 14h30, o Parque de Diversões, o Museu Histórico de Holambra e o minissítio.Novidade

O personagem Tulipo ganhou este ano uma casa e uma banda. A casa – que tem arquitetura holandesa e cascata artificial que cai do telhado para regar o florido jardim externo – é mobiliada e decorada com cortinas brancas de renda, cerâmicas típicas de Delft sobre as mesas e lindas floreiras que ornamentam os grandes janelões. O Tulipo terá uma banda, a “Chuva de Pétalas”, que se apresentará em frente à nova casa, na Alameda Amsterdã, e participará da Parada das Flores.

Outra novidade são os cursos “Flores e plantas para a sua casa”, ministrado pelo agrônomo Jean Koesten Ferreira e “Paisagismo e jardinagem para iniciantes”, pelo paisagista Mauro Contesini. As aulas serão 100% práticas com o objetivo de ensinar os participantes a montar arranjos e a criar pequenos jardins. Serão 90 cursos, com uma hora de duração cada, entre os dias 29 de agosto e 23 de setembro.

Serviço:

37ª Expoflora
Localização: Holambra/SP
Data: 24 de agosto a 23 de setembro (de sexta a domingo)
Horário: das 9h às 19h
Ingressos: R$ 48,00 na bilheteria e no site www.ingressorapido.com.br
Informações para o público: (19) 3802-1499

Read Previous

Abrasel RMC chega para fortalecer setor de gastronomia

Read Next

Campinas já tem 13 mortes causadas por gripe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *