Nossas atitudes refletem na sociedade
Até o final de março, a ação #AbsorvaEssaIdeia, encabeçada pela rede brMalls, conta com a participação do centro de compras de Campinas e de outros 18 shoppings no Brasil. A iniciativa visa combater a pobreza menstrual
Uma em cada quatro adolescentes brasileiras não tem acesso a absorventes no período menstrual. É o que mostra o relatório “Livre para menstruar”, realizado pela Girl Up, movimento que atua em 130 países. Outro estudo recente aponta ainda que 28% das mulheres jovens já deixaram de ir às aulas por não terem acesso a este item de higiene. A situação, agravada pelo panorama econômico nacional, mobiliza campanhas com o propósito de fornecer absorventes a quem precisa. Uma dessas iniciativas é a #AbsorvaEssaIdeia, encabeçada pela rede brMalls em parceria com a ONG Fluxo Sem Tabu e que conta com a participação de 19 centros de compra no Brasil, incluindo o Campinas Shopping. Em Campinas, a arrecadação de absorventes se estenderá até o dia 31 de março e a distribuição será realizada por uma entidade que assiste mulheres em situação de vulnerabilidade social.
A higiene menstrual é um direito reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2014, mas está longe de ser exercido, especialmente pelas mulheres brasileiras. De acordo com a pesquisa “Pobreza menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos” realizada em maio de 2021 pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Unfpa (Fundo de População das Nações Unidas), 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. “A situação é, de fato, preocupante. Por esta razão, o nosso engajamento na campanha #AbsorvaEssaIdeia é tão necessário”, afirma Thaís Sperancini U Gomez, gerente de Marketing do Campinas Shopping.
Além do Campinas Shopping, outros 18 shoppings que compõem a rede BrMalls no Brasil participam da iniciativa #AbsorvaEssaIdeia, realizada juntamente com a Fluxo Sem Tabu. A ONG fornece itens de higiene íntima para as camadas mais vulneráveis da sociedade e luta pela democratização do acesso à informação sobre o tema menstruação.
Até o final de março, o Campinas Shopping disponibiliza em sua área caixas para arrecadação de absorventes higiênicos.
Siga o perfil @jornaldocastelo3