Jornal de Campinas

Prefeitura de Campinas entrega ciclofaixa da Escola de Cadetes para a população

Clovis Cordeiro, o prefeito de Campinas, Dário Saadi e Nick Schneider

Inauguração faz parte das comemorações pelos 249 anos de Campinas; ciclofaixa amplia sistema cicloviário da cidade

Campinas recebeu uma nova ciclofaixa nesta sexta-feira, 30 de junho. A entrega da Ciclofaixa da Escola de Cadetes, com 2,7 km, integra as comemorações do aniversário de 249 anos da cidade. O prefeito Dário Saadi inaugurou a nova rota que foi acrescida ao Sistema Cicloviário de Campinas, promovendo a integração às ciclovias/ciclofaixas já existentes dos Amarais (6,7 km) e da avenida Dr. Theodureto de Almeida Camargo (1,6 km). A iniciativa pública proporciona aos moradores das regiões dos jardins Chapadão e Guanabara o acesso, por meio de bicicleta, ao Parque Taquaral, por exemplo.

Para marcar a data, o prefeito Dário Saadi gravou um vídeo, no local. “Nós continuamos ampliando, muito, as opções de rotas cicloviárias em Campinas. Ciclismo é esporte, é lazer, e significa também opção saudável de mobilidade urbana”, afirmou o prefeito antes do descerrar a placa comemorativa junto com o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Coronel Marcus Augusto Bastos Neuvald.

A Emdec foi a responsável pela obra desde o desenvolvimento do projeto. Presente no evento, o presidente da Empresa, Vinicius Riverete, disse no evento que “o mais importante é que as novas ciclovias, como esta, e as que serão entregues em breve, fazem integrações que cada vez mais interligam um meio de transporte, que é a bicicleta, com o desenvolvimento da mobilidade urbana”.

Com a palavra, o Coronel Neuvald agradeceu o fato de a ciclofaixa levar o nome de Escola Preparatória de Cadetes e destacou a frequência com que o Exército e a prefeitura agem em conjunto. O prefeito Dário lembrou da importância das ações do Exército em Campinas e citou como exemplo a atuação da parceria durante a pandemia da Covid 19 e, mais recentemente, nas enchentes do início deste ano.

Também estiveram presentes no evento, o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella e o vereador Paulo Haddad representando a Câmara Municipal.

O prefeito Dário Saadi troca informações com Nick Schneider

Interligações e trajeto

Além de ser uma nova opção para a prática de esporte e de lazer, a interligação promovida pela nova ciclofaixa da Escola de Cadetes amplia as possibilidades para o uso da bicicleta como opção de transporte. Quando a integração ocorre também com o sistema público de transporte essas possibilidades se multiplicam. Para a realização da obra houve um investimento de R$ 353.700,00.

O trajeto da Ciclofaixa da Escola de Cadetes começa na avenida Getúlio Vargas, em frente ao Clube do Círculo Militar. Segue pela avenida Papa Pio XII até a praça Tiro de Guerra. Deriva em direção à avenida Luis Smânio e à avenida Andrade Neves.

Na avenida Luis Smânio o sistema segue como calçada compartilhada até a avenida Dr. Theodureto de Almeida Camargo, onde se interliga com as infraestruturas cicloviárias existentes. Na avenida Andrade Neves segue como uma calçada compartilhada até a Praça 23 de Outubro (Balão do Castelo).

O percurso tem extensão total de 2,7 Km, sendo 1,01 Km de ciclofaixa e 1,69 Km de rota compartilhada. Acrescidos aos 93,6 Km já existentes, Campinas passa a ter 96,3 Km de rotas cicloviárias.

Em breve o Sistema Cicloviário de Campinas ultrapassará os 100 km em ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas. Serão entregues no segundo semestre, a Ciclovia Pirelli/Terminal Satélite Íris, a estrutura cicloviária que fica entre a Vila Santana no Distrito de Sousas até a Toca da Mangava na estrada para o Distrito de Joaquim Egídio e a Ciclovia da Vila Olímpia.

Fonte: PMC / Fotos: Divulgação

Read Previous

Sinfônica se apresenta no Festival de Inverno de Indaiatuba

Read Next

Exposição interativa celebra a história do videogame no Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *