De acordo com especialista, a cobrança de produtividade nesse cenário não é saudável
O isolamento social, uma das medidas preventivas adotadas em nível mundial para minimizar a disseminação do Coronavírus, tem trazido diversas mudanças à rotina das pessoas. Trabalho, estudo e até mesmo os momentos de lazer precisaram ser adaptados para serem feitos dentro de casa, visando a segurança de todos. Tantos desdobramentos repentinos junto ao excesso de informações sobre a pandemia acabam afetando a saúde mental direta ou indiretamente. Diante desse risco, a professora de Psicologia do UniMetrocamp | Wyden, Juliana Puglia, separou seis dicas para cuidar da mente e evitar que a situação atual também impacte essa área da saúde.
Não se cobre tanto!
Embora tenham surgido muitas atividades alternativas que vão desde curso de línguas a aulas de yoga a distância, isso não significa que você deva incluir na sua rotina. Essa pode ser uma boa alternativa para algumas pessoas, mas não é a melhor opção para todo mundo. Impor regras ou excesso de atividades pode gerar ansiedade. Não cobre produtividade em tempos como esses, foque em cuidar de você e da sua saúde.
Conheça seus gostos
Nesse momento, é muito importante que as pessoas resgatem atividades prazerosas que contribuam para o bem estar. Isso faz parte do processo de conhecimento pessoal, nos ajuda a valorizar nossos sentimentos e consequentemente nos ajuda a lidar melhor com as situações que nos rodeiam.
Crie uma rotina
Ter uma rotina é diferente de impor regras! Ela ajuda a organizar as atividades, estabelecer prioridades e também a otimizar tempo. Não esqueça de incluir na sua lista as atividades prazerosas que você levantou após analisar seus gostos.
Mantenha-se ativo
Manter o corpo em atividade é sempre muito importante. Durante as atividades físicas nosso corpo produz naturalmente neurotransmissores que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Se antes do isolamento você já era um esportista, continue mantendo a rotina com criatividade e ajuda de aplicativos, bem como aulas online. Já se você é uma pessoa que não costumava fazer atividades físicas, adote exercícios mais leves. É importante tomar cuidado para não ultrapassar os limites de uma forma incompatível com a saúde.
Faça bom uso da tecnologia
Faça uso desses meios com moderação. Aproveite para manter o contato com amigos e familiares através de vídeo chamadas e ligações, assista conteúdos que estimulem sua criatividade, ouça músicas, baixe novos livros. Tenha cautela ao consumir informações sobre o Coronavírus para que isso não te sobrecarregue.
Busque equilíbrio
O mais importante é que cada um busque alternativas confortáveis para melhorar e amenizar os efeitos que esse cenário de crise causa. Busque equilíbrio, olhe para si mesmo, preste atenção aos sinais do seu corpo. Vai ficar tudo bem!