Medida torna Universidade mais competitiva no desenvolvimento de soluções tecnológicas para as indústrias do País
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi credenciada como unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), referência no setor de inovação e tecnologia industrial. Um encontro virtual, na quarta-feira, dia 10, marcou o credenciamento. O contrato entre a Universidade e a EMBRAPII será assinado em breve.
Na UFSCar, a nova unidade da EMBRAPII irá desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na área de Materiais e Processos Sustentáveis, e está vinculada ao Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). O gerenciamento dos projetos será realizado pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI.UFSCar).
“O credenciamento como unidade EMBRAPII torna a UFSCar mais competitiva no desenvolvimento de soluções tecnológicas para as indústrias do nosso país. Hoje, entramos para um seleto grupo de Instituições”, afirmou a reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann.
A EMBRAPII fomenta o desenvolvimento da inovação na indústria do país por meio da colaboração com institutos de pesquisa e Universidades. Está vinculada aos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e os dois órgãos federais repartem igualmente a responsabilidade por seu financiamento.
A UFSCar foi uma das 11 Instituições aprovadas, dentre 37 propostas apresentadas, no último edital. Hoje, o Brasil tem 56 unidades EMBRAPII. “A UFSCar soube identificar a área em que ela tem competência nacional indiscutível. A UFSCar fez algo que a gente espera: que o Reitor saiba exatamente quais são os setores em que vale a pena competir”, afirmou Jorge Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII, durante a cerimônia.