Compradores procuram imóveis também pensando nos pets
Entre setembro e outubro, a economia paulista cresceu 0,6 %
PIB + 30
O PIB+30, que representa cerca de 97% do Produto Interno Bruto – PIB, permite observar as estatísticas preliminares da economia do Estado de São Paulo.
De acordo com o Seade, em comparação a outubro, o PIB+30 de novembro avançou 0,8%, continuando em patamar superior aos níveis anteriores à pandemia.
Na comparação de novembro com igual mês do ano anterior, o indicador registrou evolução de 4,9%. Já no acumulado de 12 meses, o PIB+30 de novembro recuou 0,2%.
PIB mensal – outubro
Entre os meses de setembro e outubro, a economia paulista cresceu 0,6 % com evolução positiva nos setores da agropecuária (1,6%), serviços (0,4%) e indústria (0,1%).
Na comparação com igual mês do ano anterior, o PIB apresentou acréscimo de 3,2%, com aumento nos serviços (4,0%), na indústria (3,1%) e recuo de -3,4% na agropecuária.
Acumulado nos últimos 12 meses em relação aos 12 meses imediatamente anteriores, a economia desacelerou 0,5%.
Projeção 2020-2021
Apesar dos riscos envolvendo cenários previstos, os resultados já alcançados para as principais variáveis até outubro permitem maior segurança em relação às taxas projetadas, sendo improváveis eventos que possam alterar significativamente a trajetória da economia paulista até o final do ano. Dessa forma, as projeções do Seade para o PIB paulista, em 2020, tiveram uma pequena melhora em relação à edição anterior, apontando variação entre -0,8% e 0,1%, com média de -0,3%.
Com as informações disponíveis, as projeções de crescimento para a economia paulista em 2021 permanecem inalteradas, variando entre 4,3% e 5,6%, com média de 4,9%.
O Seade – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados é a agência paulista de estatísticas que há mais de 40 anos coleta, analisa e dissemina dados sobre o Estado de São Paulo.