Em parceria com a Unicamp, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lança nesta segunda-feira, 11, o projeto “Delivery Seguro”, que possui o mote “A saúde e a vida dos entregadores importam”. Com o objetivo de promover ações de saúde e segurança a entregadores de Campinas, o programa também oferece testes de Covid-19 para esta categoria. Durante toda a semana os entregadores serão atendidos gratuitamente no CIS Guanabara, em Campinas.
Os entregadores receberão informações e orientações sobre prevenção de acidentes, direção defensiva, primeiros socorros, além de poderem realizar gratuitamente testes de Covid-19 dos tipos rápido e RT-PCR, realizados pela Unicamp. Para participar da programação, basta que os entregadores se dirijam ao local do evento, na Rua Mario Siqueira, 829, Guanabara, entre 11 a 15 de janeiro, das 8h30 às 18h00.
O projeto é resultante de um convênio entre o órgão ministerial e a Unicamp e tem por finalidade criar políticas públicas que garantam a proteção da saúde aos trabalhadores que prestam serviços através de aplicativos eletrônicos. O procedimento promocional do MPT é conduzido pelas procuradoras do Trabalho Clarissa Ribeiro Schinestsck e Fabiola Junges Zani.
Pela Unicamp, a iniciativa é coordenada pela Força-Tarefa Covid-19 e conta com a participação da Diretoria Executiva de Direitos Humanos, Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), Laboratório LaCTAD e Liga do Trauma.
O projeto “Delivery Seguro” ficará instalado na Estação Guanabara, local que pertence à Unicamp e cuja missão é, também, ser uma casa de cultura e formação dos trabalhadores. Todo o evento está respeitando os protocolos sanitários impostos pela pandemia da Covid-19.