Jornal de Campinas

Lançada a rota gastronômica da Baixada Santista e Litoral Norte

Litoral Norte entra na rota do turismo gastronômico

os chefs Edinho e Eudes, ao meio, junto dos representantes dos restaurantes destacados na rota

São 14 empreendimentos, entre restaurantes e produtores locais, cujos sabores e temperos se destacaram nas cidades praianas 

A Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP) lançou a 3ª rota gastronômica do estado, contemplando a Baixada Santista & Litoral Norte, com destaque para 14 empreendimentos, entre restaurantes de culinária local e produtores regionais.  

A rota é apadrinhada pelos chefs Edinho Engel, especialista em peixes e frutos do mar, e Eudes Assis, referência na culinária caiçara e no uso da folha de taioba nos pratos. A ação de lançamento consistiu na preparação de uma receita com produtos locais e uma palestra sobre a importância de incentivar produtores regionais como forma de fomentar o turismo. 

A nova rota é composta por seis produtores e oito restaurantes conceituados. Os produtores selecionados foram a Cervejaria Marítima, Single Fin Gin e a Sorveteria Rocha, de São Sebastião; o Engenho da Toca, de Ilhabela; a Bananada Itanhaém e a Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, de Caraguatatuba. Já os oito restaurantes são os conceituados Canoa e Taioba Gastronomia, de São Sebastião; Viana Praia, Atelier do Tonhão e Cafeteria Ponto das Letras, de Ilhabela; Índia das Ostras, de Bertioga; Restaurante Paru, de Santos e o Restaurante Caiçara’s, de Caraguatatuba.  

“O incentivo à produção local fomenta a geração de empregos e aumenta a atividade turística. O uso desses produtos pelos restaurantes cria toda uma cultura de sustentabilidade que beneficia não apenas os próprios municípios como também os viajantes, proporcionando experiências únicas e genuínas com o sabor da cultura local”, explica Rodrigo Ramos, coordenador de turismo e viagens da Setur-SP.  

No total serão sete rotas gastronômicas mapeadas pela Setur-SP até o final de 2022. As duas primeiras, Vale do Ribeira e Vale do Paraíba & Mantiqueira, foram lançadas em outubro e novembro deste ano, respectivamente. As outras revelarão os sabores das regiões de Jundiaí/Serra Negra e Campinas, Ribeirão Preto/Franca, Brotas/São Carlos e Ilha Solteira/Araçatuba. No total, irão contemplar 162 municípios. 

Read Previous

Ação social intensifica abordagem de pessoas em situação de rua no Centro

Read Next

Viagens internacionais com pets exigem certificado veterinário emitido pelo Mapa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *