Jornal de Campinas

Pandemia aumenta casos de terçol

Campinas Chapadão

Região em crescimento com muitos eventos de peso

 Crescimento está relacionado ao mau uso de máscara. Entenda.

A pandemia está causando um verdadeiro surto de terçol, nome popular do hordéolo, aquela bolinha na pálpebra parecida com uma espinha que causa dor, vermelhidão, coceira e inchado palpebral. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier, na última semana o número de casos atendidos no hospital aumentou ainda mais. Isso porque, o calor facilita a formação do terçol por aumentar a oleosidade da pele e facilitar a propagação de bactérias.  “Aquela bolinha dolorida na pálpebra é uma inflamação das glândulas de zeiss e moll que ficam na base dos cílios. Quando a infecção atinge as glândulas de meibômio que produzem a camada oleosa da lágrima forma o calázio”, afirma. O oftalmologista explica que ao contrário do terçol que pode desaparecer espontaneamente em 7 a 10 dias, o calázio frequentemente necessita de intervenção cirúrgica. Isso porque, a obstrução forma um granuloma que pode atrapalhar a visão.

Queiroz Neto ressalta que o aumento dos casos de terçol na pandemia está relacionado ao mau uso de máscaras. “O desajuste  na parte superior da máscara faz com que o ar que soltamos pela boca e nariz seja direcionado aos olhos.  Isso resseca a lágrima e contamina a região dos olhos com as bactérias que colonizam nosso sistema digestivo, o microbioma, formando um ambiente perfeito para o desenvolvimento tanto do terçol, como do calázio”, explica. Pior: O olho seco predispõe à blefarite, inflamação crônica da pálpebra que provoca terçol recorrente, salienta. Outras causas do terçol são a rosácea, dermatites, maquiagem de baixa qualidade ou vencida, compartilhamento de produtos de beleza, aplicação de maquiagem na borda interna da pálpebra inferior.

Tratamento

Ao primeiro sinal de terçol ou calázio o oftalmologista recomenda aplicar nos olhos por 15 minutos compressas mornas feitas com gaze e soro fisiológico. Não desaparecendo a inflamação é necessário consultar um especialista para indicação de colírio. Elle adverte que o uso de corticoide em infeção pode piorar o quadro. O médico ressalta que a receita caseira de aquecer uma aliança e colocar sobre a pálpebra pode causar queimadura e reinfecção por falta de esterilização da aliança. “Nada de tratamento de choque.

Prevenção

As principais recomendações do oftalmologista para evitar tanto o terçol como o calázio são:

·         Use antisséptico bucal para reduzir o risco de alteração da flora dos olhos pela respiração.

·         Lave a máscara diariamente e troque sempre que ficar úmida.

·         Evite ajustar a máscara a todo momento.

·         Use uma fita micropore na parte superior da máscara para evitar que sua respiração seja direcionada aos olhos

·         Lave as mãos com frequência e evite tocar os olhos

·         Lave as pálpebras e base dos cílios com xampu de PH neutro, como os infantis.

·         Higienize as mãos com frequência e evite tocar os olhos

·         Retire toda a maquiagem dos olhos antes de dormir.

·         Evite maquiar a borda interna das pálpebras.

·         Descarte as maquiagens vencidas.

·         Não compartilhe maquiagem e outros cosméticos

·         Consulte um oftalmologista em caso de recidivas de terçol ou calázio.

Read Previous

Atendimento de dúvidas sobre o IPTU 2022 será feito com agendamento

Read Next

Castramóvel concluirá castração gratuita de cães e gatos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *