Jornal de Campinas

Uso de máscara em ambientes abertos deixa de ser obrigatório em Campinas

Não é mais preciso usar máscara em locais abertos

A partir desta quinta-feira, 10 de março, o uso de máscara em ambientes abertos deixa de ser obrigatório em Campinas. A medida foi anunciada pelo prefeito Dário Saadi durante transmissão ao vivo nesta quarta-feira, 9.

O decreto que normatiza a nova regra e que será publicado no Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/) também autoriza a realização de eventos de entretenimento, culturais, esportivos e de lazer, com até 100% do público sentado ou em pé.

“Ainda é cedo para falar que a pandemia acabou, mas, sem dúvidas, para quem viveu as dificuldades no enfrentamento à pandemia, hoje é uma data especial, que traz grande emoção”, disse o prefeito Dário Saadi.

Para ambientes fechados, a máscara continua sendo obrigatória. “Em ambientes abertos, ventilados, a chance das gotículas chegarem a outra pessoa é pequena; já nos fechados, ela permanece mais tempo no local, o que aumenta o risco de contaminação”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Andrea von Zuben.

O uso da máscara continua sendo importante, também, para idosos, pessoas com comorbidades, as não vacinadas e os imunossuprimidos. Já quem está com sintomas respiratórios não deve sair de casa. “Caso seja indispensável sair, é exigido o uso de máscara”, completou Andrea.

A decisão sobre o uso de máscara em ambientes abertos foi tomada a partir dos dados epidemiológicos da cidade, como a queda de casos e de internações e também pelo fato da taxa de transmissão estar abaixo de 1.

Read Previous

Campinas Shopping participa de campanha para arrecadação de absorventes higiênicos

Read Next

Sinfônica homenageia mulheres convidando
maestrina e solista para concerto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *