Jornal de Campinas

Olimpíada de Matemática da Unicamp está com inscrições abertas

OMU é voltada para alunos do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Fundamental/Divulgação

A Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) está com inscrições abertas para sua 38ª edição. Realizada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (Imecc), a competição é voltada para estudantes dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. As inscrições seguem até 10 de abril e podem ser feitas aqui.

Com uma proposta diferente de outras competições de matemática, para participar da OMU é preciso formar equipes com três estudantes, além de um professor responsável. O objetivo é que os participantes discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados.

Após duas edições totalmente online em razão da pandemia, neste ano a Olimpíada terá as duas primeiras etapas realizadas de forma virtual, e a terceira em modo presencial na Unicamp.

A competição está dividida em três fases, todas com provas dissertativas. Além de avaliar a pertinência das soluções, a qualidade do texto e da argumentação também é avaliada, de maneira comparativa.

Marcelo Firer, membro da comissão organizadora da OMU e professor do Imecc, explica que a proposta é que os participantes fundamentem as respostas com argumentação, justificando os passos e apresentando o raciocínio feito. 

“O formato da prova abre espaço para algo fundamental para um matemático, que é formular e resolver problemas. Cada fase tem uma semana de duração, justamente para que os grupos discutam, pesquisem e se apoiem em referências bibliográficas para chegarem às respostas”, afirma.

A Olimpíada de Matemática da Unicamp é organizada por docentes do  Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (Imecc). Em 2021, participaram mais de 5,8 mil alunos de escolas públicas e particulares de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Objetivo da OMU é que os participantes discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados
Estudante concentrado na resolução do desafio apresentado/Divulgação

Serviço: de 7 de março a 10 de abril

Equipes de escolas públicas: R$ 45,00 (por equipe)

Equipes de escolas particulares: R$ 135,00 (por equipe)

Alunos de escolas públicas, cujas famílias sejam beneficiárias do programa Auxílio Brasil, devem solicitar, até dia 1º de abril, a isenção da taxa de inscrição.

Acesse o link para inscrições.

Read Previous

Artigo: Confronto Rússia e Ucrânia – ESG e a atual geopolítica

Read Next

Grupo Rosa e Amor promove o 2º Fórum Mulheres nesta quarta-feira, 17 de março, às 20h, com transmissão ao vivo pelo Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *