Jornal de Campinas

Artigo: Vulnerabilidade do idoso amplia necessidade de cuidado integral à saúde

Dra. Luciana Louzada Farias, médica geriatra/Imagem Divulgação

Por Luciana Louzada Farias *

O aumento da expectativa de vida e da longevidade da nossa população já é uma realidade. Viver mais e poder envelhecer é uma conquista e um privilégio, mas traz a importância do cuidar para que possamos usufruir destes anos com saúde, independência e autonomia, com a máxima capacidade funcional e intelectual e melhor qualidade de vida possível.

A maneira como o processo de envelhecimento ocorrerá, bem como o risco de aparecimento de doenças e problemas de saúde ao longo da vida, é determinada pelas características genéticas de cada pessoa, em conjunto com seus hábitos de vida.

Os cuidados preventivos com a saúde e o estilo de vida de cada um – prática de atividade física, boa alimentação, bons hábitos e manejo de estresse – são muito importantes para um envelhecimento saudável. Com o passar do tempo, ocorrem alterações fisiológicas naturais no nosso corpo, decorrentes do processo normal de envelhecimento, o que chamamos de senescência.

Algumas destas mudanças, se não cuidadas da maneira adequada, podem nos colocar numa situação de maior vulnerabilidade e risco para problemas de saúde. Um exemplo é a redução da massa muscular que, se não receber a atenção e o cuidado necessários, pode reduzir a força muscular e prejudicar a mobilidade.

Além da massa muscular, há também outras alterações na composição corporal (como redução da água e aumento da gordura) e na taxa de funcionamento de alguns órgãos, que podem interferir na ação e metabolização de medicações e aumentar a suscetibilidade aos efeitos colaterais, principalmente se houver uso de várias medicações.

É importante lembrar também que a saúde mental (cognitiva e emocional) exige tanto cuidado como saúde física. Sintomas depressivos são muito comuns e podem se manifestar de maneira diferente do jovem e comumente são negligenciados no cuidado, gerando piora da saúde e bem-estar, além de grande sofrimento.

Além da depressão, podem ocorrer alterações cognitivas que variam desde esquecimentos simples e naturais até determinadas doenças, como síndromes demenciais, por exemplo. Em uma eventual situação de maior dependência de cuidados, seja por problemas físicos ou cognitivos, com a necessidade de auxílio de terceiros no dia a dia, o idoso pode se encontrar em uma situação de maior vulnerabilidade e risco de exposição a algum tipo de violência. Nem sempre essa violência é física, através de agressões, podendo ser de caráter verbal, psicológico, emocional, discriminativo, financeiro ou de negligência.

Nesse contexto complexo, individual e heterogêneo do envelhecimento, é necessária uma atenção global à saúde e um cuidado integral da pessoa como um todo, nas suas particularidades e condições, não apenas físicas, mas também emocionais, cognitivas, intelectuais e sociais. 

Esse cuidado integral da saúde é único de cada pessoa e tem como objetivo promover orientações, ações e intervenções, tanto para a promoção da saúde e prevenção de doenças como para a recuperação ou reabilitação de determinada doença, dependendo de cada situação.

A geriatria, medicina especializada no envelhecimento, cuida e gerencia essa atenção individual, ampla e integral, contemplando o que chamamos de “5 M’s”, que são as questões referentes a Multicomorbidades físicas, Mente (cognição, memória e emoções), Mobilidade, Medicações e ao que chamamos de “Mais importante” para o paciente. Ou seja, através do conhecimento da história de vida e de saúde do paciente, sua biografia, personalidade, valores e crenças, construímos e compartilhamos um plano individual e integral de cuidados preventivos e terapêuticos, para que, assim, possam viver e envelhecer bem.

Dra. Luciana Louzada Farias é geriatra da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

Read Previous

Ultrassom Microfocado usa tecnologia para tratamento estético sem desconforto

Read Next

Pressão alta pode ser prevenida com mudança de hábitos alimentares e exercícios físicos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *