Jornal de Campinas

Passeio ciclístico é marco na história de bairro planejado e nos planos de mobilidade para a Região do Campo Grande

Com mais de mil participantes esperados no próximo domingo (21/08), Pedal Bela Aliança celebra o Mês do Ciclista e destaca as ações do empreendimento imobiliário na construção de uma ciclovia paralela ao corredor de ônibus BRT

Pedal Bela Aliança espera reunir, no próximo domingo (21/08), mais de mil ciclistas no Bela Aliança Bairro & Parque, em Campinas (SP). O evento celebra o Mês do Ciclista e é também um marco na história do bairro, que em seu planejamento prevê uma ciclovia de 8 quilômetros, sendo que 3 quilômetros estarão na marginal da Avenida John Boyd Dunlop. Esta será a primeira ciclovia da cidade construída paralelamente ao corredor de ônibus BRT.

No primeiro passeio ciclístico do Bela Aliança, as inscrições gratuitas estão abertas a participantes de todas as idades, que residam na Região do Campo Grande e demais áreas da cidade. O circuito será feito nas áreas planas do bairro planejado e com acesso totalmente controlado, para a segurança dos ciclistas. No evento serão sorteadas duas bicicletas e outros brindes.

Como bairro aberto planejado na Região do Campo Grande, a mais populosa do município, o empreendimento que preza por qualidade de vida e pela infraestrutura oferecida a moradores e investidores projetou uma estrutura completa para lazer e prática de exercícios. A mobilidade, também contemplada no planejamento, prevê uma ciclovia com 8 quilômetros. “Estamos executando os 5 primeiros quilômetros da ciclovia em torno do Parque Recreativo, na área do Bela Aliança. Os outros 3 quilômetros serão construídos na marginal da avenida John Boyd Dunlop. Não é contrapartida, mas uma doação que fazemos à cidade como empreendedores”, afirma Júnior Cabrino, sócio-presidente da Montana Urbanismo, que junto com a Montante Urbanismo está à frente do Bela Aliança.

De acordo com o último levantamento realizado pelo Pé na Estrada Bike Clube, um dos grupos mais antigos e influentes do ciclismo de Campinas e também o mais representativo da região do Campo Grande, a cada 100 minutos passam 77 ciclistas pela Avenida John Boyd Dunlop. O aumento é de 120%, se comparado com a estatística de 2015 (35 ciclistas em 100 minutos), e de 43% em relação a 2019 (54 ciclistas em 100 minutos).

Para Irineu Ramos, coordenador do Pé na Estrada Bike Clube, uma ciclovia na avenida que registra um fluxo diário de mais de 40 mil veículos, é um marco não apenas para o Campo Grande, mas também para a cidade de Campinas. “Este primeiro trecho a ser executado pelo Bela Aliança é pequeno, mas pode ser o pontapé para destravar a ciclovia em todo o corredor da John Boyd Dunlop e dos demais corredores de mobilidade urbana da cidade”, observa.

Ramos destaca ainda que a avenida de fluxo intenso é o único acesso ao distrito Campo Grande. “A ciclovia vem para dignificar a mobilidade urbana neste corredor que tem capacidade para comportar todos os modais”, destaca.

Segundo Júnior Cabrino, o trecho da ciclovia planejado ainda na etapa de concepção do Bela Aliança Bairro & Parque contempla uma necessidade da população de Campinas. “Este projeto se materializa no presente para que muita gente possa usar a ciclovia para recreação e também escolher sua forma de mobilidade para se locomover com segurança no futuro”, finaliza.

SERVIÇO

Pedal Bela Aliança – 1º Passeio Ciclístico do Bela Aliança

Data: domingo (21/08), a partir das 8h

Local: Bela Aliança Bairro & Parque

           Av. John Boyd Dunlop, 4.700 (próximo ao Shopping Parque das Bandeiras)

Inscrições gratuitas: https://forms.office.com/r/u9ap8H5Kwy

Read Previous

Campinas terá Dia D de vacinação para crianças e adolescentes

Read Next

Conectividade com a Tecnologia 5G exige reforço nos protocolos de segurança

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *