Cenas do filme curta-metragem Cru_divulgação
O filme “Cru”, gravado e produzido em Campinas pela Lokomotiv Studio, estreia na quarta-feira, dia 5 de outubro, no Cineplex do Shopping Prado Boulevard. O curta-metragem explora a temática da solidão e da mistura de sentimentos e utiliza recursos de efeitos especiais de última geração. A sessão é gratuita.
“Cru” começou a ser produzido em 2013 e agora, em 2022, pode ser conferido pelo público em primeira mão. A sessão de lançamento está marcada para 20h da quarta-feira, com entrada gratuita, e os interessados devem comparecer ao local às 19h30. Em seguida à exibição haverá um pós-sessão no Boteco Formol, com a presença dos produtores do curta.
A produção tem a direção de Diego Ruiz de Aquino, premiado como diretor, roteirista e montador nos festivais Gramado Cine Vídeo, MisCon International Short Film Festival, entre outros, e vencedor por duas vezes do Prêmio Profissionais do Ano. A direção musical é desenvolvida por Nelson Pinton e colabora perfeitamente para criar o clima proposto pelo diretor.
Segundo Aquino, a ideia do curta experimental artístico surgiu do autorretrato do pintor austríaco Egon Schiele, feito em 1910. O artista é um dos grandes nomes do movimento expressionista, do início do século XX, e tem sua obra marcada pelo sentimento de angústia e por tensões, temas presentes no enredo de “Cru”. O personagem do filme leva o nome do pintor e tenta expressar o que sente sem nenhum tipo de roupagem, da forma mais transparente e crua possível, daí o nome da produção.
Na trama, o protagonista Egon (Gabriel Bodstein), esgotado pelo que tem vivido, não deseja mais nada, a não ser um bife… cru. Porém, ao conhecer uma Mulher Desdenhosa (Carolina Holly), ele volta a sentir uma mistura de sentimentos: raiva e amor, que entram em conflito. Juntos, o casal vai desvendar as camadas mais sutis da realidade, tentando se livrar dos incômodos. Será que o envolvimento e o conhecimento, intenso e momentâneo, irão contribuir para que eles encontrem, dentro de si, algo além da solidão?
“‘Cru’ é um filme sobre as camadas sociais, emocionais e culturais que nos cobrem, e a busca de um personagem que quer se aprofundar no que há de mais íntimo e natural em si mesmo. O filme ‘Cru’ é sobre as perguntas que vivemos fazendo e sobre as respostas que não encontramos”, afirma o diretor Diego Ruiz de Aquino.
Leia também: Eleições, Urna Eletrônica e a Propriedade Industrial
Trajetória de prêmios
Diego Ruiz de Aquino já realizou filmes de curta e média metragens premiados em festivais nacionais e internacionais, entre eles ‘NOIR’, ‘Creepy Walking’ e ‘Mamãe, quero ser Vedete’. Também foi premiado pela direção de videoclipes e foi duas vezes vencedor do prêmio Profissionais do Ano. Hoje atua no CTAv (Câmara Temática do Audiovisual de Campinas) e no ICine (Fórum de Cinema do Interior Paulista), executando ações para o avanço do setor audiovisual.
O diretor, que atua profissionalmente há mais de 20 anos, também recebeu prêmios como diretor, roteirista e montador em diversos festivais: Gramado Cine Vídeo, Goiânia Mostra Curtas, Festival Guaçuano de Cinema, MisCon International Short Film Festival e FestClipe por filmes de ficção, documentários e videoclipes musicais, sendo laureado também em festivais de publicidade regionais e nacionais.
Serviço
Curta-metragem: Cru
Quarta, 05/10 – 20h
Cineplex Parque Prado
Av. Washington Luiz, 2480
Entrada gratuita