Ricardo Nunes, prefeito reeleito por SP/Divulgação
Com 59,6% dos votos válidos, Ricardo Nunes (MDB) venceu as eleições para prefeito da capital paulista. Nunes concorreu em sengundo turno, cuja votação ocorreu neste domingo, dia 27 de outubro, com o candidato deputado federaal Guilherme Boulos (PSOL) que, por sua vez, obteve a votação de 40,52%. A diferença entre o primeiro e o segundo lugar foi de aproximadamente 1 milhão de votos.
Nunes assume a Prefeitura de São Paulo no dia 1º de janeiro de 2025 e sua gestão vai ate 2028. Seu vice-prefeito é o Coronel Mello Araújo (PL), indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em seu discurso pós resultado, na sede do seu pertido, Nunes fez diversos agradecimentos primeiramente á sua esposa Regina Carnovale Nunes, depois aos políticos e aos partidos apoiadores e aos eleitores, também exaltou a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a quem chamou de “liderança maior”.
A cidade de São Paulo possui 11,45 milhões habitantes, deste total 9 milhões são eleitores.
Biografia
Ricardo Luís Reis Nunes, 56 anos de idade, está como prefeito da cidade de São Paulo (2021/2024) e foi reeleito para o mesmo cargo (2025 a 2028), é paulistano, empresário e morador da Zona Sul da cidade. Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) desde aos 18 anos de idade.
Aos 21 anos, disputou pela primeira vez as eleições para vereador da cidade paulistana, mas não foi eleito. Vinte anos depois, em 2012, recebeu mais de 30 mil votos, sendo eleito para a sua primeira legislatura na Câmara Municipal de São Paulo. Em 2016, reeleito com 55 mil votos.
Levou sua experiência de empreendedor para o Legislativo paulistano, estudou a fundo a situação econômica da cidade e, durante seis anos, foi o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento da capital paulista.
Em seus mandatos, também apresentou projetos de lei que tinham como premissa básica incentivar e apoiar o empreendedorismo, a iniciativa privada já instalada e atrair novos investimentos para a Zona Sul da cidade, com foco na geração de emprego e renda. Entre os quais, a licença de funcionamento, planos de incentivo e permanência de empresas na Zona Sul, além de contribuir com as estratégias para o comércio retomar as atividades de forma gradual, segura e com aval das autoridades de saúde pública em função da pandemia do Covid-19.
Nunes foi diretor da AESUL (Associação Empresarial da Região Sul de São Paulo) e sempre atuou como voluntário em projetos sociais voltados para a educação.