Equipe ADEACAMP temporada 2023_24/Divulgação
A competição entre os melhores do Rugby em Cadeira de Rodas será realizada entre os dias 6 e 11 de dezembro, na Universidade Católica de Brasília
O time da ADEACAMP (Associação dos Esportes Adaptados de Campinas) viaja até Brasília para disputar com a elite do Rugby em Cadeira de Rodas o título de campeão dos campeões 2023. O torneio será realizado entre os dis 6 e 11 de dezembro, na Universidade Católica de Brasília e o objetivo do time é terminar entre os três melhores colocados.
A equipe conquistou o direito de participar da competição depois de terminar em quinto lugar na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, sendo a melhor equipe depois dos campeões regionais.
Para se prepararem, os atletas participaram de dois Camps Internacionais, um com a Seleção Colombiana, que hoje é a principal adversária do Brasil na América do Sul e outro em Santiago do Chile. Na ocasião, os jogadores tiveram a oportunidade de treinar com a Seleção Chilena, ajudando na preparação da equipe para os Jogos Parapanamericanos. “Os atletas estão bem treinados, com um bom entrosamento entre eles e boa parte tática, agora é caprichar lá”, afirma o técnico da ADEACAMP, Rafael Gouveia.
O time da ADEACAMP é formado por atletas que são destaque regional, nacional e internacionalmente, participando das principais competições brasileiras e internacionais, além de contar com importantes reforços nessa temporada 2023/24.
Para a Copa dos Campões, a equipe também contou com o auxílio do CBCP (Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos), que ajudou com recursos para a viagem dos atletas.
O Rugby em Cadeira de rodas – FASE II é realizado pela ADEACAMP por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e conta com o patrocínio de empresas privadas e o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, garantindo as condições adequadas de recursos humanos e auxílio aos atletas e comissão técnica que participam do trabalho.
A ADEACAMP também é beneficiada pelo Equipa FASE I, um projeto de Lei de Incentivo do Governo Federal, que disponibiliza recursos para compra dos equipamentos utilizados pelo time durante os treinamentos, campeonatos e também cuidados com a saúde dos atletas.
Reestruturação
A ADEACAMP tem estruturado de forma cuidadosa o trabalho com a equipe de rugby, fazendo com que o esporte paralímpico seja ainda mais valorizado no Brasil. Por isso, a continuidade do projeto Rugby em Cadeira de Rodas, agora em sua Fase 2, é de extrema importância, explica Luiz Marcelo da Luz, diretor geral do projeto. “Estamos profissionalizando a gestão e investindo na formação dos atletas e da equipe técnica para levar adiante a missão do Rugby enquanto esporte de inclusão e contamos com o suporte de uma rede de patrocinadores que entendem a importância do esporte. Mais do que resultados, esperamos que a equipe se mostre eficiente perante as equipes que enfrentaremos nas competiçoes da temporada 2023/2024”, completa Luiz Marcelo.