Expo D. Pedro_Fachada/Divulgação
Preocupação com sustentabilidade, governança e responsabilidade social nos espaços de eventos se alinha às boas práticas efetivadas pelas grandes empresas
A implementação de práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG) avançou entre as empresas brasileiras no último ano. De acordo com o estudo “Panorama ESG 2024”, realizado pela Amcham Brasil, 71% das organizações adotaram ou iniciaram ações pautadas pelo conceito. Do ano passado para cá, indica a pesquisa, a aderência foi ampliada em 24%. A preocupação em cadeia com a sustentabilidade e a responsabilidade social também engloba o setor de eventos, que busca aprimorar-se aos fundamentos ESG.
E neste sentido, o Expo D. Pedro, espaço multiuso para eventos, localizado em Campinas, interior de São Paulo, também vem buscando se adaptar às boas práticas da sigla por meio de uma diretoria executiva preocupada com o meio ambiente e a sociedade.
“De alguns anos para cá, observamos que a pauta ESG se tornou prioritária em grandes empresas e temos buscado alinhar as práticas do conceito em nosso cotidiano para atendê-las”, afirma Marceli Oliveira, superintendente do Complexo Expo D. Pedro.
Como reflexo desta preocupação, o espaço vem aprimorando seus equipamentos internos, desde a opção pelo uso de climatizadores evaporativos, ao invés de ar-condicionado, o que representa maior saudabilidade ao ambiente, combinada com economia significativa de uso de energia elétrica, até a utilização de água de reuso nos sanitários, como forma de minimizar o gasto de água do espaço.
Nas práticas de governança pareadas ao conceito ESG, o Expo D. Pedro ampliou a participação de mulheres em cargos de liderança, a inclusão e a diversidade em suas equipes administrativas. “A isso acrescentamos o desenvolvimento de boas práticas de gestão de pessoas”, reforça Marceli Oliveira.
A perspectiva para este ano, segundo a executiva, é a adoção de políticas para utilização de energia verde, com modelo gerador a partir de fontes renováveis, como vento, água e biomassa. O Expo D. Pedro, que se destaca pela estrutura planejada para grandes eventos, como feiras, shows e congressos internacionais, espera com esse alinhamento às práticas ESG conquistar um espaço ainda maior no mercado de eventos junto às empresas do sistema B, certificadas nas boas práticas ESG, e a grandes players que tem essa preocupação como propósito de sustentabilidade empresarial.
A sigla ESG surgiu em 2005, a partir da publicação Who Cares Wins, resultado da parceria entre Pacto Global da ONU e Banco Mundial. Cada letra da sigla define uma prática. O “E” (environmental) diz respeito ao posicionamento da empresa sobre a sustentabilidade ambiental. O “S” (social) aborda o relacionamento do negócio com colaboradores, parceiros, clientes, investidores e a comunidade. O “G” (governance) referenda entre outros pontos a atuação da organização no gerenciamento das práticas administrativas internas, conduta corporativa e transparência de processos.
Expo D. Pedro_Interna_Divulgação
O Complexo
Um dos maiores espaços multiuso para eventos do interior de São Paulo, o Expo D. Pedro, localizado em Campinas (SP), tem estrutura planejada para feiras, reuniões corporativas, religiosas, formaturas, palestras, congressos, conferências internacionais e shows. O Complexo também ampliou sua atuação para a realização de casamentos.
Os espaços modulares no Centro de Convenções se adaptam a eventos de pequeno, médio e grande portes. O Centro de Exposições tem 7 mil m2 de área totalmente horizontal.
A versatilidade do espaço, a segurança, a localização no Parque D. Pedro Shopping e a comodidade de acesso pela Rodovia D. Pedro I, são grandes atrativos do Complexo.