Aposentados podem pedir isenção de IPTU

Isenação de IPTU para aposentados

Atendimento presencial precisa ser agendado pelo Portal do Cidadão, mas solicitação de isenção do IPTU pode ser encaminhada por e-mail

Os aposentados e pensionistas de Campinas que ainda não têm isenção do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) podem solicitar o benefício até o próximo dia 30 de setembro, quinta-feira. O pedido pode ser feito por e-mail, pelo sei.dri@campinas.sp.gov.br, ou presencialmente, no atendimento agendado do Portal Aberta. 

 

Atendimento presencial precisa ser agendado pelo Portal do Cidadão, mas solicitação de isenção do IPTU pode ser encaminhada por e-mail (Divulgação-PMC)

Por e-mail, o pedido deve ser enviado para o endereço sei.dri@campinas.sp.gov.br. Neste caso, é preciso ter cadastro no Portal do Cidadão (https://cidadao.campinas.sp.gov.br/). Já quem optar pelo atendimento presencial, tem que se atentar à necessidade de agendamento para o serviço Porta Aberta, que também é feito pelo Portal do Cidadão.  

A isenção, caso seja concedida, valerá a partir do exercício de 2022 e não se aplica à Taxa de Lixo, que deve ser recolhida normalmente.  Para ter direito ao benefício, o contribuinte deve observar os critérios estabelecidos na Lei nº 11.111/2001, entre eles ser o proprietário e residir no imóvel; ser o imóvel de uso exclusivamente residencial; não haver outro imóvel no patrimônio do casal; não ter participação em pessoa jurídica; e receber rendimentos até o limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social, hoje R$ 6.433,57.  

Os contribuintes, quando fizerem a solicitação da isenção (aposentado, pensionista ou amparo social), deverão anexar no e-mail (o mesmo cadastrado no Portal do Cidadão) cópias em formato PDF de todos os documentos listados no verso do formulário preenchido e assinado pelo interessado que está disponível em http://www.campinas.sp.gov.br/sa/impressos/adm/FO1317E.pdf.  Os aposentados e pensionistas que já têm direito ao benefício não precisam fazer a renovação anual da solicitação. Já para os casos de pedidos de Amparo Social, o contribuinte fica obrigado a fazer a renovação a cada dois anos. Para quem já tem este benefício é importante verificar se já é época de renovar. 

 Outras informações importantes para o contribuinte estão disponíveis no portal da Prefeitura no endereço http://www.campinas.sp.gov.br/governo/financas/iptu/isencoes.php.

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