Jornal de Campinas

Artigo: Campinas – fase verde para a COVID-19, mas sempre fase amarela para a segurança

*Adalberto Santos

Desde a semana passada Campinas está na fase verde na pandemia, conforme estabeleceu o governo do Estado. Apesar de não ser ainda o fim dessa guerra, as primeiras batalhas e obstáculos estão sendo superados passo a passo. Assim, o comércio começa a ser reativado, a economia começa a mostrar sinais de recuperação e, com certeza, 2021 será bem diferente, deixando excelentes lições de comportamento social. Por falar em comportamento social, agora com a retomada do comércio e do fluxo de pessoas é muito importante estarmos atentos às questões de segurança, em especial quando estamos nos locais mais vulneráveis: nas ruas.

Entre o período de fevereiro e agosto de 2020 tivemos uma queda bem acentuada no número de roubos e furtos em nossa cidade, que chegou aos extraordinários 30% em média para esses crimes. Mas é importante ressaltar que nesse mesmo período, entre 2018 e 2019, também já havíamos tido uma redução que variou entre 3% e 26% dependendo do delito.

O importante nesse momento de uma liberdade de movimento, em especial nas regiões centrais da cidade, é deixar nosso sinal amarelo sempre ligado para o crime. Haverá uma maior aglomeração e os marginais também começarão a retornar suas atividades, pois infelizmente, na mente deles, o crime também precisa retomar nesse famigerado segmento econômico, subtraindo algo de alguém, para obter o lucro ilícito.

Sendo assim, vale lembrar alguns comportamentos de prevenção a roubos e furtos:

  • Mantenha bolsas e mochilas a sua vista, carregando sempre a frente do corpo
  • Evite locais isolados, em especial no período noturno, seja a pé ou mesmo de carro
  • Celular é o grande atrativo para os marginais, em especial para furtos, então evite caminhar e falar e utilizar o aparelho ao mesmo tempo, Quando tiver que usá-lo entre em uma loja ou em algum comércio e o use de forma discreta
  • O fone de ouvido é um aviso ao bandido de que você está com um celular e também a maneira mais fácil de ele puxar e arrancar de você
  • Evite mostrar dinheiro em locais públicos e seja reservado na hora de usar caixas eletrônicos
  • Em especial às pessoas da melhor idade; não aceite ajuda de estranhos nos caixas eletrônicos, e mesmo que na agência exista alguém uniformizado; na dúvida, peça ajuda na parte interna do banco

Óbvio que se fôssemos listar aqui todos os cuidados, a lista seria imensa, então o mais importante é que quando você for tomar uma atitude, sempre avalie os riscos e decida: “Vou correr o risco, vou diminuir o risco ou vou eliminar o risco”??. Se você fizer essa avaliação periodicamente, terá avançado bastante na proteção dos seus bens, mas acima de tudo, na proteção do seu bem mais precioso: a sua vida. Que seja uma Fase Verde feliz para todos, e que nunca nos esqueçamos do SINAL AMARELO DE ATENÇÃO NA SEGURANÇA.

Adalberto Santos/Divulgação

      * Adalberto Santos é especialista em segurança e diretor superintendente da Sigmacon. É consultor, palestrante, analista em segurança empresarial e criminal. Possui pós-graduação de processos empresariais em qualidade, MBA em administração e diversos títulos internacionais na área de segurança.

Read Previous

Grupo HEINEKEN abre inscrições para Programa de Estágio 2021

Read Next

Saúde divulga número de casos de dengue em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *