Jornal de Campinas

Artigo: Engordei no fim de ano, o que fazer?

Graças a Deus o fim do ano chegou. Esse momento é muito aguardado por milhares de brasileiros para descansar, rever os familiares e curtir os amigos. Antes disso tudo, você é convidado entre o mês de novembro e dezembro para participar das confraternizações do trabalho e grupos sociais. Sem nem pensar, você participa feliz de todas e não perde nenhuma, comendo e bebendo sem dor na consciência. Depois de passar por esse momento “difícil” do ano, você ainda viaja para a casa dos familiares e lá você come, bebe e dorme sem qualquer tipo de restrição.

As tão esperadas férias chegaram e você nem se lembra de fazer qualquer tipo de exercício físico. Devemos destacar que é neste período que você tem tempo para caminhar, correr ou tonificar aqueles músculos que estão precisando de uma forcinha.

Você pode pensar: não é hora de fazer exercícios físicos, é hora de curtir. Praia, sol, mar, comidas gostosas e calóricas e você o que faz? Come e repete várias vezes o churrasquinho, a linguicinha, o camarãozinho, o peixinho frito, além de abusar das bebidas alcoólicas. Com isso, os intermináveis dias de férias passam e com eles você fatalmente vai engordar. Neste momento você nem pensa em olhar para o espelho, pois ele não é o seu melhor amigo.

As férias acabaram e você engordou. Para piorar o problema, agora você não tem tempo para fazer uma atividade física, porque retornou ao trabalho e ainda tem que cuidar dos filhos, casa e os cachorros.

Para resolver os quilos que ganhou no final do ano e que estão te incomodando muito, a solução é fazer aquela dieta infalível. Por isso a primeira decisão sua é cortar o café da manhã e tomar apenas café puro e sem açúcar. Na sequência, você leva inúmeros tipos de chás para o trabalho: chá verde, chá de limão, de hortelã, bebe vinagre de maçã puro, toma meio copo de limão em jejum e ainda segue diariamente todas a dietas orientadas na internet.

Continuando o sacrifício, durante o dia você ainda evita os doces e comidas gordurosas. A noite come uma saladinha básica e alguns ovos para matar a fome, afinal o corpo está querendo se alimentar e você simplesmente ignora, imaginando que deixá-lo sem comida é a solução. Assim a dieta é feita por longos e intermináveis dias, até que aquela necessidade de comer começa a te irritar e, de uma hora para outra, volta a comer tudo novamente.

Caros leitores, descrevi apenas alguns capítulos da longa novela que grande parte dos brasileiros passa todos os anos, isso baseada nas longas e intermináveis conversas com as amigas. Com isso, resolvi escrever algumas sugestões para que você mude o capítulo dessa novela no próximo fim de ano, a partir de simples atitudes antes, durante e depois das férias.

  1. Mesmo antes das férias, procure um nutricionista que possa realizar uma reeducação alimentar no seu cardápio. Tenho certeza que esse profissional não vai privar de comer as comidas mais deliciosas antes, durante e após o fim de ano;
  2. Não aguarde as férias acabarem para tomar atitudes;
  3. As férias são um bom momento de começar ou CONTINUAR os exercícios físicos. Neste período você tem tempo para se exercitar, sentir as fatais dores musculares, mas acima de tudo, poderá descansar e se recuperar dos treinos;
  4. Procure uma atividade física que goste e que sinta prazer de realizar;
  5. Esta informação é muito importante, porque sem isso fatalmente você vai desistir. Se a academia não te atrai, faça uma caminhada orientada no parque, no seu bairro ou na quadra da sua residência;
  6. Não tente correr antes de caminhar. Para correr é necessário que o corpo esteja condicionado a essa prática e isso acontece a partir da caminhada;
  7.  O tempo de fazer atividade física é você quem determina. Não encontre desculpas ou atribuições para não realizar;
  8. Não coma exageradamente nem antes, durante ou depois das férias. SEU CORPO é retrato da sua alimentação;
  9. Normalmente os alimentos ingeridos nas férias são mais gordurosos e nem tão saudáveis como você pensa, por isso a palavra é controle alimentar juntamente com os exercícios físicos.
  10. Nas férias, permitimos que os nossos filhos ultrapassem algumas regras alimentares e nem nos damos conta de que isso não é bom para eles. Quando sair para realizar os exercícios físicos, leve-os. Lembre-se sempre que os hábitos saudáveis são repassados de pais para os filhos. Por isso, sejam bons exemplos, inclusive nas férias.
  11. Férias é um período merecido, mas não podemos esquecer que os resultados bons ou ruins da nossa alimentação serão notados externamente ou internamente polo nosso corpo. Por isso, cuide-se com carinho e não esqueça de exercitar-se em todos os momentos do ano.

Autora: Marina Aggio é professora mestre no curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter.

Read Previous

Protetor solar via oral completa a eficácia dos filtros tradicionais

Read Next

Coronavírus avança para todas as regiões da China

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *