Jornal de Campinas

Benito Juares morre aos 86 anos

Maestro atuou por 25 anos à frente da Orquestra Sinfônica de Campinas

“Benito? Benito fez a orquestra para o povo da cidade”, definiu com a voz firme, pausada, emotiva, o violinista Raimundo de Souza sobre o famoso irmão Benito Juarez, maestro emblemático que morreu na madrugada desta segunda-feira, 3 de agosto, aos 86 anos. O regente comandou a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por 25 anos, de 1975 a 2000.

Em razão de sua morte, o prefeito Jonas Donizette decretou luto oficial de três dias em Campinas. “Meus sentimentos à família, aos amigos e aos milhares de admiradores”, disse o chefe do Executivo, destacando a atuação marcante do regente no cenário brasileiro, sobretudo à frente do “histórico concerto em favor das Eleições Diretas Já”, em 1984.

Maestro plural, irreverente, criativo, Benito Juarez conquistou diferentes públicos pela diversidade de repertórios, que transitaram entre o erudito e o popular, com maestria e excelência. Com a Sinfônica de Campinas, levou a sonoridade peculiar do coletivo para os quatro cantos do país, obtendo reconhecimento nacional e internacional. A Sinfônica foi a primeira a receber o grande prêmio pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e o prêmio Qualidade Brasil – Sudeste Paulista.

Juarez foi um dos fundadores do Coralusp, em 1967, imprimindo importante trabalho com o grupo em concertos no exterior, além de gravações para a TV Cultura.

No início dos anos 1970, fundou o Departamento de Música da Unicamp e a Orquestra Sinfônica da mesma instituição, na qual deu aulas de regência. Em 2008, ganhou o prêmio Melhor Projeto Musical Erudito.

Em 2019, no programa comemorativo dos 90 anos da Sinfônica de Campinas, foi homenageado com a Medalha “90 anos OSMC”, entregue, na ocasião, ao seu filho André Juarez, durante emocionante concerto ao ar livre na Concha Acústica do Taquaral.

Read Previous

UFSCar abre inscrição para mestrado em Engenharia Urbana

Read Next

Eaton recebe inscrições para estágios 2021 e 2022

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *