Jornal de Campinas

Campinas comemora 251 anos com música e gastronomia no saguão do Paço Municipal

Prefeito Dário mostra o bolo de 251 anos de Campinas/Crédito: Carlos Bassan

Campinas comemora seus 251 anos, completados nesta segunda-feira, dia 14 de julho, com uma cerimônia de aniversário no arruamento do Paço Municipal, no Centro. O evento teve apresentações artísticas, muita música, barracas com gastronomia de vários países e distribuição de bolo. O prefeito Dário Saadi e o vice-prefeito Wanderley de Almeida participaram da festa e destacaram a força da cidade nesta data especial.

Prefeito celebrou os avanços da administração e agradeceu equipe de governo/Crédito foto: Carlos Bassan

O prefeito afirmou que Campinas se posiciona cada vez mais como referência em tecnologia, inovação e empreendedorismo, mas sem esquecer a qualidade de vida das pessoas. “Nós conseguimos reduzir nos últimos anos a fila da habitação social em Campinas de 42 mil pessoas para menos de 14 mil pessoas. Geramos recordes de empregos, o que traz dignidade para as pessoas. Um trabalho conjunto que resulta no bem da cidade e dos cidadãos”, enfatizou.

 

O vice-prefeito Wanderley de Almeida destacou os avanços da cidade nos últimos anos e afirmou  que os planos são de ainda mais progresso para os campineiros. Ele destacou que “nós passamos por momentos de muitos desafios, como a pandemia de Covid-19, mas mesmo assim a cidade não deixou de atender a sua população e de crescer com grandes obras, geração de emprego e cuidado com a população.”

 

Ao final da cerimônia, autoridades e convidados cantaram ‘Parabéns a você’ para a cidade e receberam uma fatia do bolo de coco que foi distribuído aos presentes. A cerimônia contou ainda com a presença dos secretários municipais e vereadores, além de prefeitos de outras cidades e do deputado federal Carlos Sampaio.

 

Arte e gastronomia

A celebração de aniversário recebeu a apresentação musical do cantor sertanejo Alisson Lima, filho de Chitãozinho. Ele cantou sucessos que marcaram época no cancioneiro que tem tudo a ver com o interior paulista. Houve também apresentação de dança.

 

No campo gastronômico, foram montadas barracas administradas por entidades e consulados que representam oito países: Brasil, Japão, China, Itália, Estados Unidos, Líbano, Bélgica e Angola.

Elas ficam no arruamento do Paço até às 17h.

 

Programação até o final de julho

 

A programação do aniversário se estende ao longo de julho e celebra a história, a cultura, o desenvolvimento e a diversidade da metrópole. Entre os principais destaques da data estão a entrega do Centro de Convivência Cultural de Campinas, e o início da revitalização do Palácio da Cidade (antigo Palácio da Justiça).

Já a agenda especial de aniversário recuperou, no último sábado, dia 12, a distribuição gratuita da famosa “Sopa de Cebola da Ceasa Campinas e devolveu o Teatro de Arena Teresa Aguiar para os campineiros, com um concerto especial da Orquestra Sinfônica. No domingo, 13 de julho, a população foi a vez do Chefs Campinas levar animação e sabor à Praça Carlos Gomes.

 

Justiça e Cidadania

Outro espaço tradicional de Campinas que está ganhando vida novamente é o Palácio da Justiça, que agora se chamará Palácio da Cidade. Após décadas sob responsabilidade do judiciário estadual, o espaço foi transferido para o município em abril deste ano e começou a passar por uma grande reforma. Todo o telhado já foi trocado pelas equipes da Fumec que iniciaram o processo de retirada das telas e andaimes que ficam na área externa do prédio.

A pintura e a retirada das telas e andaimes fazem parte da nova etapa de recuperação do Palácio da Cidade que deverá receber diversos serviços de atendimento à população a partir do 1º semestre de 2026.

Tecnologia e tradição
A oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, conhecido como Prédio do Relógio, foi outro prédio histórico reformado e que ganhou nova destinação. Localizado no Pátio Ferroviário, no Centro da Cidade, ele foi totalmente revitalizado pela Prefeitura, por por meio de recursos de mitigação de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Com investimento de R$ 7,74 milhões, o imóvel tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), teve toda parte estrutural reformada – telhado, elétrica e hidráulica. O prédio já abrigou duas edições do Campinas Innovation Week, um dos principais eventos de tecnologia e inovação do país, que só neste ano reuniu 20 mil pessoas ao longo de uma semana.

A cidade também traz uma série de atividades no Calendário de eventos que comemoram o mês de aniversário:

Astronomia: Campinas acaba de ganhar um novo atrativo turístico voltado ao céu estrelado, neste mês de julho. Pela primeira vez, os dois principais centros de observação astronômica da cidade — o Observatório Municipal Jean Nicolini e o MAAS (Museu Aberto de Astronomia) — unem forças para oferecer uma experiência de visitação integrada durante o mês de julho – mês de aniversário da cidade. A iniciativa estreou nesta semana, com ingressos no valor de R$ 50. O combo dá direito à visita aos dois espaços no mesmo dia, sempre às quintas-feiras nos dias 17, 24 e 31 de julho. As atividades começam às 16h30 e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria física do MAAS ou on-line, pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/visitacao-conjunta-maas–observatorio-jean-nicolini–ferias-de-julho/3028934). As atividades começam às 16h30.

Tour Campinas

Ainda para comemorar o aniversário foram programados tours especiais por Campinas em quatro datas. Confira:

Café Canecão: No dia 18 de julho, acontece o passeio à fábrica do Café Canecão, uma das marcas mais tradicionais de Campinas. O tour inclui transporte em ônibus, explicações sobre a relação do café com a história e a economia de Campinas, além da oportunidade de ver de perto todo o processo de torrefação e moagem. E, claro, tem degustação! A experiência é gratuita e exclusiva. As inscrições serão abertas no dia 12 de julho, às 12h15, pelo site do Departamento de Turismo: https://campinas.sp.gov.br/sites/turismo/inicio

 

Guarani: No dia 27 de julho, os fãs de futebol poderão conhecer por dentro o Estádio Brinco de Ouro, casa do Guarani Futebol Clube. Durante o passeio, os participantes fazem um giro pelas instalações do clube e mergulham em histórias que fazem parte da cultura esportiva da cidade. As inscrições começam no dia 20 de julho no link: https://campinas.sp.gov.br/sites/turismo/inicio
7 Maravilhas: Para quem quer conhecer os pontos mais emblemáticos de Campinas em um só passeio, o roteiro das “Sete Maravilhas de Campinas” será realizado no dia 3 de agosto. O trajeto inclui Estação Cultura Prefeito Antônio da Costa Santos, Catedral Metropolitana, Jóquei Clube, Lagoa do Taquaral, Mercado Municipal, Escola de Cadetes e Torre do Castelo. As inscrições para esse passeio abrem no dia 26 de julho. Link para inscrição:  https://campinas.sp.gov.br/sites/turismo/inicio
Ponte Preta: no dia 17 de agosto, o itinerário será no Estádio Moisés Lucarelli, casa da Ponte Preta. Assim como o passeio no estádio do Guarani, este também oferece uma imersão na história do clube e nas curiosidades das estruturas que fazem parte da trajetória da Macaca. As inscrições abrem no dia 10 de agosto no link: https://campinas.sp.gov.br/sites/turismo/inicio

 

Read Previous

Campinas comemora 251 anos com entrega do CCC e outras atividades