Libraport Connection 2025/Divulgação
Evento da Libraport Connection reuniu especialistas, autoridades e profissionais para discutir tendências, tecnologia e perspectivas do setor de comércio exterior
Campinas recebeu, na última quinta-feira (13), o Libraport Connection, evento que teve como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre os desafios logísticos atuais e os impactos da reforma tributária no setor de comércio exterior. Realizado pela Libraport Campinas, o encontro reuniu executivos, autoridades, representantes de órgãos anuentes e profissionais do segmento.
A edição deste ano também marcou os 25 anos da Libraport Campinas, reforçando o propósito da empresa em conectar profissionais que protagonizam o setor de logística e comércio internacional, fomentando trocas de experiências e perspectivas para os próximos anos.
A programação contou com uma mesa de debates conduzida por Bruno Barbosa, diretor-presidente da Libraport Campinas, com convidados que atuam diretamente no dia a dia do comércio exterior. O grupo abordou temas que vêm moldando o cenário atual, entre eles a reforma tributária, que já está em fase de regulação e adaptação.
“Em um primeiro momento, vejo a reforma tributária com cautela. Porém, acredito que o período de transição será um aprendizado para todos nós. A médio e longo prazo, o novo sistema tributário tende a ser mais simplificado, o que pode beneficiar o setor de comércio exterior”, analisou Bruno Barbosa.

Tecnologia e desafios logísticos
Na mesa, também foram discutidos os desafios logísticos enfrentados pelo setor. O Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Enrico Seyssel Ortolani, destacou o uso crescente da tecnologia como aliada essencial na fiscalização e inspeção de produtos.
“A adoção de sistemas de conferência remota tem agilizado a liberação e o fluxo de cargas nos recintos alfandegários. Além disso, no futuro, acredito que o uso de blockchain possa ser aperfeiçoado para controle de temperatura, especialmente de produtos perecíveis, o que poderá colaborar ainda mais com toda a cadeia do comércio exterior”, destacou Ortolani.
Rebranding da Libraport
Durante o encontro, foi apresentado o rebranding da Libraport Campinas, simbolizando um novo momento de expansão da empresa, referência em movimentação e armazenagem de cargas, além da eficiência na gestão logística em processos de importação e exportação.
Na ocasião, o diretor-presidente Bruno Barbosa falou da trajetória da Libraport desde sua fundação em 2000 até os dias de hoje, além de apresentar a nova logomarca e um vídeo institucional da empresa.
“Este momento marca toda a celebração da nossa trajetória, marcada por muita evolução no setor. E assim, seguiremos para o futuro, sempre resilientes, repensando e aprimorando processos e serviços”, afirmou Bruno.
Participaram do evento a secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi; o Delegado da Alfândega da Receita Federal de Viracopos, Camilo Cremonez; o Delegado Adjunto da Alfândega do Aeroporto de Guarulhos, Victor Bachur; a gerente de Comunicação do Programa OEA, Elaine Cristina da Costa; o superintendente do Ministério da Agricultura, Estanislau Steck; e a chefe do MAPA em Viracopos, Rita Lourenço.
Libraport Campinas, acesse:


