Jornal de Campinas

Campinas e região participam do festival Revelando SP

Registro de Adriano Escanhuela da edição do Revelando SP São José dos Campos, realizada em julho de 2024

Revelando SP

Essa é a primeira vez que o evento da cultura tradicional paulista é realizado no município; celebração acontece de 9 a 11 de agosto.

Revelando SP, maior festival da valorização da cultura tradicional paulista, desembarca pela primeira vez em Presidente Prudente. Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com correalização da Prefeitura de Presidente Prudente e gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, o festival acontece entre os dias 9, 10 e 11 de agosto (sexta, sábado e domingo), no Centro de Eventos IBC, a partir das 11h. A entrada é gratuita.

 

A programação conta com shows de Sérgio Reis, da dupla Diego & Victor Hugo, da banda Moda RockMatuto Moderno e da cantora Carolina Soares.  A celebração receberá também mais de 220 participantes, entre artesãos, culinaristas e representantes das mais diversas manifestações culturais paulistas. Ao todo, serão 56 municípios representados.

 

Na ocasião, a região administrativa de Campinas será representada por quatro municípios. Bragança Paulista marca presença com a famosa linguiça bragantina e, Joanópolis, com a Comida do Lobisomem, um prato composto por arroz com açafrão, carnes variadas e outras delícias. A cidade de Itapira, por meio do Recanto das Videiras, leva ao evento vinhos artesanais, pães, bolos e  outras delícias. A festa ficará por conta do Grupo Folia de Reis, de Torrinha.

 

Apoio à realização de eventos culturais nos municípios

 

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte, está com editais abertos para que os municípios paulistas inscrevam projetos de eventos culturais. Os aprovados recebem apoio, que pode ser dado tanto em forma de pagamento de cachês artísticos, quanto no fornecimento de infraestrutura – palco, banheiros químicos, grades etc.

Ou seja, municípios que querem receber apoio do Governo para a realização de festas de aniversário da cidade, festa junina, festas relacionadas a colheitas ou mesmo para a grafitagem de muros podem se inscrever em editais como o Difusão CultSP no site da Amigos da Arte: www.amigosdaarte.org.br.

 

Sobre o Revelando SP

O Revelando SP, que já teve mais de 55 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo. O festival promove uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários. São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.

Na culinária, o Revelando SP sempre oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas – que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições.

Os artesãos, por sua vez, levam ao festival esculturas produzidas nos mais diversos materiais, entre arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.

As expressões artísticas, por fim, se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.

SERVIÇO:

Evento: Revelando SP Presidente Prudente
Data: 9 a 11 de agosto
Horário: A partir das 11h
Local: Centro de Eventos IBC  (Rua Orlando Ulian, nº 153, Vila Furquim-SP)
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Read Previous

Estudantes apresentam projetos para a Amazônia em maratona

Read Next

“Meu Malvado Favorito 4” tem sessão em shopping no programa CineMaterna