Jornal de Campinas

Campinas e Valinhos assinam contrato para fornecimento de água pela Sanasa

Campinas e Valinhos fazem acordo para fornecimento de água – Com o objetivo de garantir a segurança hídrica para o município de Valinhos, que enfrenta racionamento desde o dia 27 de agosto, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, e a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, assinaram nesta terça-feira, 30 de novembro, o contrato para fornecimento de água. O evento virtual contou com a presença dos presidentes da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, e do Departamento de Água e Esgoto de Valinhos (Daev), Ivair Nunes Pereira.  

O contrato prevê o fornecimento de 25 litros por segundo de água potável, totalizando 800 mil m³ (metros cúbicos) por um período de 12 meses.

O valor total do contrato é da ordem R$ 300 mil mensais. A Sanasa cobrará R$ 4,81 pelo metro cúbico. 

A água será levada por uma tubulação de PVC, com diâmetro de 200 milímetros e 696 metros de extensão implantada pela Sanasa. Coube ao Daev implantar e interligar uma outra rede até o reservatório R10. O prefeito Dário Saadi destacou a importância de acordos de cooperação como este.

“Quando os poderes públicos de duas cidades se unem, quem ganha é a população, não houve interesse de ganhar dinheiro por parte da Sanasa, que levou em conta apenas o custo com a captação, o tratamento e a distribuição”, ressaltou. Segundo Manuelito Magalhães Junior, acordos entre municípios para o fornecimento de água são muito comuns.

“Esta parceria com Valinhos não vai afetar o município de Campinas”, garantiu. A prefeita Capitã Lucimara afirmou que o fornecimento de água para Valinhos terá início nos próximos dois dias. “Falta apenas instalar o macromedidor e fazer a desinfecção da rede. Graças à boa vontade da Prefeitura de Campinas e da Sanasa conseguiremos suprir essa demanda da população valinhense”, agradeceu a prefeita, afirmando ainda que o racionamento será suspenso. “Esta parceria vai possibilitar coibir que o estado de escassez se perdure e evitar que aconteça novamente no futuro”, acrescentou o presidente do Daev, Ivair Nunes Pereira.

JORNAL DO CASTELO

Read Previous

Cantata de Natal da Mackenzie abre as comemorações de fim de ano na cidade

Read Next

Vestibular Unicamp: prorrogada as inscrições da modalidade de ingresso Enem-Unicamp 2022

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *