Balão de entrada da Universidade de Campinas/ Clovis Cordeiro
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – assinaram nesta segunda-feira (4/4) termo de compromisso para o desenvolvimento de ações ligadas a formação de treinadores e a ciência no esporte. Dentre as ações estão a criação de cursos de pós-graduação voltados ao atletismo, em Campinas, São Paulo, e o acompanhamento das seleções brasileiras por meio de avaliações.
Assinaram o termo de compromisso o reitor da Unicamp, Prof. Dr. José de Almeida Meirelles, o diretor da Faculdade de Educação Física, Orival Andries Júnior, e o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, em cerimônia que contou com a presença da atleta olímpica Tiffani Marinho, dos 400 m, e de seu treinador, também docente da Unicamp, Evandro Lazari, que já integrou diversas delegações brasileiras em competições.
Também participaram do evento o diretor associado Odilon José Roble e o chefe de Gabinete Paulo César Montagner, além de coordenadores de unidades e professores.
As tratativas entre CBAt e Unicamp começaram em outubro de 2021 e dentre os pontos que integram o termo de compromisso está a reforma e readequação da pista de atletismo da Cidade Universitária, em Barão Geraldo, Campinas, para padrões internacionais; realização de um programa de capacitação de treinadores de atletismo para atuarem desde a base ao alto rendimento; a criação de cursos de pós-graduação e ações de acompanhamento das seleções por meio de avaliações; desenvolvimento de tecnologia que atendam a formação e o desenvolvimento de atletas; e pesquisas em busca de soluções para áreas específicas e os desafios da alta performance.
Wlamir Motta Campos destacou a qualidade da Unicamp. “É um marco nesse ano de gestão firmar uma parceria com a Unicamp, que tem a excelência que buscamos para a CBAt e o atletismo”, frisou. “O que eu destaco é a formação dos treinadores, de profissionais da base ao alto rendimento e, principalmente, porque estamos falando da criação de cursos de pós-graduação para o atletismo. E porque estamos falando da ciência para o desenvolvimento do atletismo, dos atletas, também da iniciação ao alto rendimento.”
Leia também: Denise Fraga apresenta, em Campinas, monólogo com histórias do cotidiano
Acrescentou que a CBAt dará ao Ministério da Cidadania a chancela para que a pista da Unicamp seja transformada em sintética, com recursos que podem vir de emendas parlamentares e também pela Lei de Incentivo ao Esporte.
“Vai favorecer em muito o desenvolvimento do atletismo, alindo ciência e prática”, afirmou Orival Andries Júnior. “A ideia é termos a iniciação de atletas e a formação e atualização de treinadores para trabalhos com iniciação, desenvolvimento e excelência, no segundo semestre de 2022, e os cursos de pós-graduação, especialização em atletismo, a partir de 2023. E também a reforma e a readequação da pista que hoje é de carvão”, acrescentou.
Em seu discurso de posse o reitor da Unicamp José de Almeida Meirelles falou sobre a importância de a Universidade pública gerar o conhecimento para a sociedade, compartilhar ações para a sociedade. “O nosso termo de compromisso vem nesse sentido”, completou Wlamir.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.