Jornal de Campinas

Centro de Oncologia Campinas firma parceria com Saúde Beneficência

COC coloca seus serviços de radioterapia e braquiterapia à disposição dos conveniados do plano

Entre 60% e 70% dos pacientes oncológicos necessitarão de radioterapia em alguma etapa do tratamento contra a doença. Para contribuir na qualidade do atendimento, o Centro de Oncologia Campinas (COC) fechou parceria com o Saúde Beneficência para oferecer aos pacientes do plano os serviços de radioterapia e braquiterapia, além da experiência de seu corpo clínico especializado.

O setor de radioterapia do Centro de Oncologia Campinas possui avançados equipamentos para irradiação às células doentes.  A localização exata do tumor é detectada por tomografia computadorizada tridimensional e os resultados desse exame servem de ponto de partida para o tratamento no acelerador linear de partículas. O equipamento é adequado tanto ao tratamento de tumores profundos (como os de pulmão e de próstata) quanto de tumores superficiais (como os de pele).

A utilização de sistemas de planejamento computadorizado possibilita um tratamento mais seguro, com ação mais intensa e localizada da radiação na região doente, e com menor comprometimento de órgãos sadios ao seu redor. Na Braquiterapia, um material radioativo é inserido dentro ou próximo ao órgão a ser tratado. A fonte de radiação sai do aparelho, percorre cateteres que são ligados aos aplicadores e irradia próximo à área a ser tratada. Depois, a fonte retorna ao aparelho fazendo o mesmo trajeto.

Entrada do COC em Barão Geraldo/Divulgação

Read Previous

Artigo: 8 tendências tecnológicas para acompanhar de perto em 2021

Read Next

Alunas de Etec de Campinas criam prato descartável biodegradável

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *