Jornal de Campinas

Artigo: 8 tendências tecnológicas para acompanhar de perto em 2021

A sociedade atual, em pleno desenvolvimento tecnológico, está caminhando na direção de experiências que envolvem produtos e serviços altamente personalizados, viabilizados por meio de modelos de negócios inovadores que trazem como resultado novas fontes de receita. A cada ano, a transformação da área de tecnologia acontecerá num ritmo mais acelerado, o que faz com que as empresas precisem estar sempre um passo à frente, prever tendências e prever possíveis situações.

O que mudou em 2020?

Para entender as tendências tecnológicas em 2021, o primeiro passo é analisar as perspectivas atuais de transformação. Em 2020, a pandemia de covid-19, afetou o mundo inteiro, a economia, acelerou o processo e afetou significativamente o comportamento do consumidor. Do ponto de vista econômico, o setor comercial é um dos mais capazes de absorver os efeitos negativos da pandemia. No entanto, muito progresso foi feito neste ano, muitas empresas adotaram práticas e processos que atendem às necessidades atuais e alcançaram resultados incríveis.

Tecnologias que facilitam o trabalho remoto e a digitalização dos negócios, colaborando para que as organizações se tornem mais flexíveis e adaptadas a uma nova realidade, como Automação, Blockchain, Inteligência Artificial e Machine Learning entre outras, são as maiores apostas para 2021, afetando sobremaneira nossas vidas hoje e no futuro!

Vamos ver algumas dessas tendências a seguir:

Realidade aumentada no meio corporativo

A realidade virtual e a realidade aumentada, que são populares nos games, não são mais exclusivas do entretenimento. Podem ainda ser utilizadas na formação de colaboradores da empresa em ambiente empresarial para realização de determinadas tarefas ou mesmo para reabilitação física, medicina, marketing e educação. O objetivo é aproveitar todo o potencial oferecido por essas tecnologias e as capacidades cada vez maiores de dispositivos compatíveis, que, além de proporcionarem uma experiência imersiva, estão se tornando mais acessíveis.

Tecnologias nativas da nuvem

Desenvolvidas para impulsionar a inovação rápida, as tecnologias nativas da nuvem são mais fluidas, colaborativas e automatizadas, oferecendo às empresas a possibilidade de melhorar seus negócios e, consequentemente, a experiência do cliente. Agilidade e praticidade são palavras de ordem neste contexto, sendo assim, são previstas algumas mudanças na computação em nuvem. Plataformas de contêineres (gerenciamento de informações) e computação sem servidor são algumas tendências tecnológicas que se tornarão mais proeminentes em 2021.

Por habilitar o home office e aprimorar o conceito de escritório em todos os lugares, que é o sistema adotado e padronizado pela maioria das empresas em 2020, a migração de cargas de trabalho para a nuvem se tornou a base para a sobrevivência dos negócios. Segundo informações coletadas pela Forrester Research, até 2021, além de acelerar a migração para a nuvem, 30% das organizações vão ampliar essa transmissão de dados e fornecer 35% do desenvolvimento do mercado global de infraestrutura em nuvem pública.

Blockchain

O aumento nas transações de criptomoedas registrado nos últimos meses começou a atrair mais atenção das autoridades para evitar questões como lavagem de dinheiro e financiamento de grupos terroristas. Para rastrear o envio e o recebimento de moeda digital, muitas instituições estão investindo em blockchain, tecnologia que pode proporcionar maior segurança para diversos tipos de transações online e evitar fraudes e vazamento de informações. Nesse caso, se não houver consenso entre as partes envolvidas, os dados não podem ser trocados.

Automação

A automação tem sido implantada em diversas empresas para torná-las mais eficientes nas operações de produção, atendimento e gestão. De acordo com a previsão do Gartner Group, líder mundial em pesquisa e consultoria, até 2021, a área de automação robótica crescerá cerca de 20%, ou seja, uma receita aproximada de quase 2 bilhões de dólares.

Inteligência Artificial

O uso de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina já é uma tendência há algum tempo, tanto que passaram a fazer parte do nosso dia a dia de várias formas, incluindo Google Assistant, Siri e Alexa; Smart Homes, com a IoT (Internet das Coisas), que podem controlar vários dispositivos à distância: ligar ou desligar o ar-condicionado ou as luzes e ter controle universal sobre todos os dispositivos eletrônicos. Nessas casas, a segurança é outra preocupação, a câmera avisa quando alguém chega e lembra de abrir a porta e janela do dispositivo.

Além disso, o foco da empresa deverá ser de encontrar novas maneiras de usar IA, como a integração da automação na fabricação e distribuição de peças, e a adoção de práticas que permitam que a tecnologia seja usada de maneira mais ética e responsável.

Cibersegurança

O crescente uso da Internet tem sido acompanhado por um aumento do crime cibernético, levando a novos tipos de golpes e fraudes contra pessoas físicas e jurídicas, o que torna o ambiente menos amigável. Nesse caso, é mais do que necessário investir em segurança de rede, criando uma forma de evitar ataques e proteger os dados de hackers.

Home Office

Trabalho remoto: essa tendência se intensificou em 2020 e continuará a existir em 2021. Considerando que em muitas áreas, os escritórios domésticos se tornarão mais práticos, ágeis e até lucrativos, então as pessoas esperam que os escritórios domésticos continuem a crescer. Para manter distância física entre os funcionários, as organizações precisarão investir ou persistir no uso de novos sistemas de comunicação para melhorar a experiência do funcionário.

Rede 5G

A tão esperada tecnologia 5G no Brasil pode não só aumentar a velocidade das conexões móveis e reduzir o consumo da bateria dos telefones celulares, mas também trazer uma série de benefícios para diferentes segmentos de mercado. Conectar casas, indústrias e até cidades inteiras é outra vantagem que a Internet móvel de quinta geração pode oferecer, pois pode promover a realização da cirurgia de telemedicina e o desenvolvimento de veículos autônomos além de outras facilidades.

Recentemente, a pesquisa “IEEE 2020 CIO e CTO Global Survey” conduzida pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos revelou que 14% dos executivos entrevistados disseram que a Internet das Coisas será a tecnologia mais importante em 2021. Com a ascensão do 5G e os privilégios de latência e capacidade da rede, a Internet das Coisas se tornará uma realidade em muitas partes do mundo, de forma que diferentes dispositivos e objetos em um determinado local possam ser conectados à Internet. Dentre as diversas alternativas para intervir no desempenho de sistemas e processos, essa tecnologia poderá afetar positivamente o funcionamento das sociedades no planeta.

Ok, mas são só essas as tendências? Devemos sempre estar cientes que a cada momento, as mudanças na área de tecnologia acontecerão em um ritmo mais rápido. As pessoas e organizações devem buscar cada vez mais os conhecimentos, estar sempre um passo à frente, prever tendências e possíveis situações.

Imagem Divulgação

Autor: Armando Kolbe Junior é coordenador do curso de Gestão de Startups e Empreendedorismo Digital do Centro Universitário Internacional Uninter.

Read Previous

Dudu Nobre, Sinfônica, Orquestra Anelo e Escolas de Samba de Campinas se unem em Homenagem a Zé Keti

Read Next

Centro de Oncologia Campinas firma parceria com Saúde Beneficência

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *