Jornal de Campinas

Centro Médico participa do Campinas 2019 com cirurgias ao vivo

Megaevento acontece no Royal a partir desta quinta-feira.

Foto Portaria 1 (2)
Entrada do CMC em Barão Geraldo/Divulgação

Um dos maiores eventos médicos do interior do país, o Campinas 2019, que acontece nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho, no Royal Palm Plaza Resort, terá como um dos hospitais sede de cirurgias ao vivo, o Centro Médico de Campinas. O megaevento reunirá quatro fortes sociedades médicas: 9th World Congress of the Abdominal Compartment Society, XIII Simpósio Internacional da SOBED, Congresso da SOBRACIL-SP 2019 e INTERGASTRO & TRAUMA 2019.

A força desta iniciativa tem como objetivo proporcionar um programa científico de excelência, com renomados especialistas nacionais e internacionais. O Congresso será dirigido aos profissionais de medicina, enfermagem, nutrição e apresentará o que há de mais recente e atual no diagnóstico e tratamento cirúrgico, endoscópico e clínico em Aparelho Digestivo, Trauma e Emergências. Serão oferecidos cursos especiais, chamada de trabalhos científicos, atividades “Hands On” e cirurgias ao vivo.

Oito dessas cirurgias serão realizadas no Hospital Centro Médico de Campinas e transmitidas ao vivo para o megaevento. Elas serão promovidas pelo Capítulo de São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL-SP), que congrega médicos cirurgiões de diferentes especialidades que realizam intervenções operatórias por técnica videolaparoscópica e robótica. 

Segundo André Brandalise, cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Centro Médico de Campinas, que atualmente é presidente do Capítulo de São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica e Robótica, para o Campinas 2019, a SOBRACIL-SP trará atualização científica de altíssima qualidade em videocirurgia e cirurgia robótica em diversas modalidades: cirurgias laparoscópicas do pâncreas, fígado e vias biliares, hérnias laparoscópicas, ressecções de neoplasias por videocirurgia, cirurgia bariátrica e cirurgia robótica. “Também pretendemos oferecer um curso “Hands On” de videocirurgia, para capacitar ainda mais os cirurgiões e residentes”, finaliza Nilton César Aranha, presidente do Congresso da SOBRACIL-SP 2019.

Hospital Centro Médico de Campinas

Com a maior UTI privada na região, o Hospital Centro Médico de Campinas tornou-se um grande complexo hospitalar e com quase 49 mil m2 de terreno em Barão Geraldo e mais de 22 mil m2 de área construída, há 46 anos, oferece diversas especialidades, realizando em média por mês: 1.200 cirurgias, 13.500 atendimentos no Pronto Atendimento, 1.200 internações, com 89% de ocupação.

O Hospital oferece ainda 235 leitos operacionais, sendo: 40 leitos de cuidados intensivos adulto, 10 leitos intensivos pediátrico, a Unidade Coronariana Semi-Intensiva com 10 leitos para pacientes cardíacos, e 175 leitos de internação, entre apartamento e enfermaria. Conta ainda com 10 salas cirúrgicas para todos os portes e 2 salas cirúrgicas para pequenos procedimentos ambulatoriais.

Possui um corpo clínico com 853 médicos, dos quais 614 apresentam título de doutorado ou mestrado e, possui 1.128 colaboradores, 35 alunos ativos da Escola Técnica de Enfermagem e 250 profissionais terceirizados, totalizando aproximadamente 2.266 colaboradores circulando em suas dependências.

Read Previous

Construção civil abre 890 postos de trabalhos formais na Região Metropolitana de Campinas em abril

Read Next

Região Sudeste ganha pacote de ações estratégicas para estimular Turismo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *