Os três candidatos à Prefeitura de Campinas, que pertencem a partidos com representação no Congresso Nacional, participaram do debate promovido pela EPTV Campinas, o último antes do primeiro turno das eleições municipais, que ocorrem neste domingo (6).
Dário Saadi (Republicanos), que tenta a reeleição, Pedro Tourinho (PT) e Rafa Zimbaldi (Cidadania) também estão melhores colocados nos levantamentos de intenção de votos e participaram de um debate tenso com trocas de farpas e acusações de todos os lados.
Dário Saadi, que lidera as pesquisas, destacou as 250 obras entregues até agora, durante sua primeira gestão. Pedro Tourinho e Rafa Zimbaldi procuraram criticar o chefe do Executivo, principalmente alegando péssimas condições na área da Saúde. A decisão provisória da Justiça de Campinas sobre a candidatura de Dário Saadi também foi motivo para troca de acusações.
A apreensão de uma caminhonete com 250 mil reais em espécie, feita nesta quinta-feira pela polícia em Campinas, gerou acusações já no primeiro bloco. O candidato Rapa Zimbaldi, ao ser questionado por Pedro Tourinho sobre outro tema, pediu para que o candidato do Republicanos explicasse, uma vez que, segundo ele, o empresário preso prestaria serviços para a Prefeitura de Campinas, na área da saúde.
Dário se defendeu e reforçou que a explicação deveria ser dada pelo candidato Pedro Tourinho, uma vez que o dinheiro foi apreendido em uma caminhonete que transportava material para a campanha eleitoral do PT. O atual prefeito ironizou afirmando que o candidato do PT, partido envolvido nos escândalos do Mensalão e Petrolão e do dinheiro na cueca havia modernizado, com dinheiro na caçamba.
Houve discussões e acusações em todos os blocos independente do tema abordado, com Dário Saadi destacando que, mesmo tendo perdido dois anos por causa da epidemia, conseguiu entregar 255 em todas as áreas e regiões da cidade, enquanto Pedro Tourinho e Rafa Zimbaldi procuraram apontar as falhas da atual administração.
Ao final do debate, os três candidatos falaram sobre as expectativas para este domingo, 6 de outubro, e de que forma o debate pode ter contribuído para esclarecer os eleitores.
Dário Saadi destacou a entrega de 255 obras durante a gestão dele:
Pedro Tourinho aponta fragilidade da atual administração, principalmente na área da Saúde:
Rafa Zimbaldi acredita que o debate foi positivo para que a população pudesse comparar as candidaturas: